25 de abril de 2024

Cinco dicas para descobrir se seu smartphone está com vírus

celularbloqueiosSegurança

celularbloqueiosEnquanto ter um antivírus para proteger o computador é visto como algo comum, poucas são as pessoas que têm esses programas em seu smartphone.

Segundo uma pesquisa realizada pela Kaspersky Lab e pela B2B Internacional, 3 em cada 10 aparelhos com sistema operacional Android não têm nenhuma proteção contra malwares.

“As pessoas não consideram os celulares como computadores, mas eles são, pois atualmente eles têm a mesma função.

Até as contas podem ser pagas pelo aplicativo do banco, por exemplo, e a senha fica registrada no aparelho. É preciso ter essa noção para evitar dor de cabeça”, afirma Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab.

Ainda que os aparelhos Android estejam mais suscetíveis aos vírus, isso não quer dizer que os celulares com iOs ou Windows Phone não possam ser contaminados. O vírus acaba entrando pelo celular quando o usuário baixa um aplicativo “contaminado” ou visita algum site hackeado que encontra uma vulnerabilidade no sistema operacional do aparelho e instala a praga.

“O Android acaba sendo mais visado, pois, além de ser mais popular, o Google Play não é tão criterioso quanto a Apple Store para permissão de alguns aplicativos”, explica Rovercy de Oliveira, especialista em segurança da informação da consultora Real Protect.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost