ContilNet Notícias

Dnit estima reconstrução de 400 km da BR-364 e obras só devem começar em 2016

Por Fábio Pontes, da ContilNet Notícias

reconstrução

recuperacaodnitO Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) está em fase de elaboração do projeto para a reconstrução de ao menos 400 quilômetros da BR-364 entre os trechos de Sena Madureira e Cruzeiro do Sul. O órgão ainda não tem estimativa de qual será o custo da obra. A previsão é de que até janeiro de 2016 o projeto esteja concluído, com a liberação dos recursos a depender da equipe econômica do governo federal.

De acordo com Fabiano Cunha, diretor regional do Dnit para Rondônia e Acre, enquanto as obras de reconstrução não começam, o Dnit trabalha com a decretação de situação de emergência para uma recuperação imediata dos trechos mais críticos. Diferentemente do que foi publicado por ContilNet, a emergência ainda não foi decretada pelo Ministério dos Transportes.

Cunha afirma que o projeto para a situação emergencial está em elaboração há 15 dias com perspectiva de conclusão até o fim do mês. Somente a partir do reconhecimento do pedido que se terá condições de contratar as empresas para os serviços. Sobre a informação repassada pelo governo estadual de que a reconstrução do quilômetro da BR-364 terá um custo de R$ 3 milhões, o diretor informou que ainda não se tem a estimativa correta.

Diante do custo elevado das obras, os diretores locais ainda não sabem quando haverá a liberação dos recursos, tampouco o início da reconstrução. Até o momento a BR-364 já custou aos cofres públicos mais de R$ 1,5 bilhão e foi alvo de vários inquéritos por parte de órgãos de controle.

Sair da versão mobile