20 de abril de 2024

Estudantes acreanos podem se inscrever no Fies até dia 6 de agosto; saiba como

boleto-fies-e-2-via-do-boleto-03educação

A Uninorte, mantenedora das Faculdades Barão do Rio Branco, Faculdade do Acre e Instituto de Ensino Superior do Acre (IESACRE)  é participante do FIES desde sua primeira edição. As inscrições para a edição do segundo semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começam na próxima segunda-feira (3) e vão até às 21h59 horário local, do dia 6 de agosto, quinta-feira.

Para ajudar os candidatos na inscrição, a Uninorte reuniu perguntas e respostas para auxiliá-los.

uninotes

Como devo fazer a minha inscrição no FIES nos cursos ofertados pela Uninorte?

É importante esclarecer que agora os candidatos participam de um processo de seleção. O candidato deve fazer sua inscrição pelo FiesSeleção no site www.fiesselecao.mec.gov.br. Para esta edição, o estudante deverá preencher um cadastro, que deve ser respondido cuidadosamente. Atenção para o preenchimento dos campos ‘data de emissão do RG’, ‘Renda Familiar’ e ‘Integrantes do grupo familiar’ (informações de pessoas que moram com o estudante).

Que requisitos preciso preencher para ser um beneficiário do Programa?

É importante dizer que nenhum candidato está impedido de fazer o cadastro, mas para ter sucesso, precisa atender as regras do processo de seleção, a saber: não ter concluído curso superior; possuir renda familiar per capita bruta de até 2,5 salários mínimos; ter realizado o Enem; possuir critérios sociais inclusivos como renda e raça.

Qual nome da instituição devo preencher?

Muito importante. O aluno deve ter atenção para seleção da instituição ofertante. Para os cursos de Engenharia, Direito e Recursos Humanos da Uninorte deve selecionar Instituto de Ensino Superior do Acre – IESACRE. Para Ciências Biológicas e Serviço Social da Uninorte, selecionar Faculdade do Acre. Para os demais cursos incluindo Direito Uninorte, selecionar Faculdade Barão do Rio Branco. Lembrado que o nome da mantenedora ‘Uninorte’ não aparecerá para preenchimento de ofertas do Acre.

Em quantos cursos posso me inscrever?

Apenas um. Segundo o edital, o estudante somente poderá se inscrever em 1 (um) único curso e turno de graduação dentre aqueles com vagas ofertadas no processo seletivo do Fies referente ao segundo semestre de 2015.

Quais cursos serão priorizados pelo programa?

Cursos da área da Saúde, Engenharia e Licenciaturas terão mais vagas disponíveis.

Quais os critérios de classificação?

Os alunos com maior pontuação no Exame Nacional de Ensino Médio, Enem, do ano anterior.

Mas eu não fiz o Enem, e agora?

Aqueles estudantes que não fizeram o Enem serão classificados de acordo com a ‘Cota Social’ que leva em consideração os seguintes critérios: renda, raça, profissão e rede de ensino na qual estudaram. Pelos cálculos, terão prioridade os candidatos com menor renda familiar bruta mensal, que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas, que tenham estudado na rede pública de ensino e que sejam professores de escolas públicas.

Quando serão divulgados os resultados e como fico sabendo?

Dia 10 de agosto. Pelo site www.fiesselecao.mec.gov.br.

Se eu tiver mais dúvidas, como faço?

Em caso de dúvidas, os candidatos podem contar com suporte da Uninorte para quaisquer esclarecimentos. Das 8h às 20h, nos dias 03, 04, 05 e 06 de agosto no Setor de Relacionamento com o Mercado – SRM, no BLOCO A.

Maiores informações no Diário Oficial da União de 27 de julho de 2015 (Edital número 21 de 24 de julho de 2015).

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost