Festival Matias entra no 4º dia com apresentações no Bujari, Senador Guiomard e Rio Branco

teatoruacultura

A trupe do teatro invade os municípios de Bujari, Senador Guiomard e Rio Branco, nesta terça-feira (14). A programação faz parte o 1º Festival Matias de Teatro de Rua, organizado pela Cia Visse Versa de Ação Cênica, do Acre, que chega ao quarto dia de apresentações teatrais.

Bujari recebe dois espetáculos, o primeiro, às 17h em frente a sede dos Correios, é Compassos em Silêncio, do grupo Locômbia de Roraima. Através de mímica, instrumentos musicais e objetos cênicos, o espetáculo fala sobre os encontros e desencontros da vida cotidiana, como indiferença, solidão e morte.

teatorua

No mesmo local, às 18h, é a vez do grupo paulista Rosa dos Ventos apresentar Saltimbembe Mambembancos. O grupo resgata e leva pra rua a arte dos artistas saltimbancos. Malabarismo, acrobacias de solo, pernas de pau e muita música são algumas atrações que o público pode esperar.

Enquanto isso, em Senador Guiomard, duas outras apresentações ocorrem nos mesmos horários. A primeira, às 17h na Praça Central da cidade, é O Dragão de Macaparana, do grupo Soufflê do Bodó Company, do Amazonas.

A peça contra a história do amor entre Valdinho, dono de uma trupe de teatro, e Tetinha, única filha solteir do ex-cangaceiro João Babal, na cidade de Macaparana.

Já às 18h, no mesmo local, a Tropa do Balacobaco, de Pernambuco, apresenta Espelho da Lua, inspirada na lenda amazônica da Vitória-Régia. Atores e bonecos se revezam em cena contando a história de Naiá, uma índia que se apaixona pela lua e some misteriosamente nas águas de um rio. Em seu lugar surge uma flor de belza nunca antes vista.

Por fim, em Rio Branco, serão apresentados três espetáculos. O primeiro, às 17h no Centro da Juventude do bairro Recanto dos Buritis, é Rua Sem Saída, do grupo Nativos Terra Rasgada, de São Paulo.

Nas palavras do próprio grupo, uma “despretensiosa comparação entre a cidade e o cemitério”. A peça é uma comédia que foca em temas sociais e políticos como a fome, falta de moradia, saúde e outras necessidades básicas.

Já às 19h entram em cena os donos da casa. A Cia Visse Versa de Ação Cênica, do Acre, leva as Mulheres de Molière para a Praça do Mercado Velho, no Centro da capital. O espetáculo é uma homenagem ao trabalho do dramaturgo francês Jean Baptiste Poquelin, mais conhecido como Molière, e faz uma mistura com três obras dele com elementos da cultura popular brasileira.

Por fim, para encerrar a programação do dia, entra em cena o Mamulengo sem Fronteiras, do Distrito Federal, com Exemplos de Bastião, um espetáculo de bonecos baseado na literatura de cordel. É a história de um palhaço de Folia de Reis que se mete em várias confusões com sua fiel burrinha.

Matias

O nome do festival é uma homenagem ao seringueiro, poeta e teatrólogo José Marques de Souza, mais conhecido como ‘Matias’, fundador do Teatro Barracão e um dos precursores do teatro com viés social no Acre, durante as décadas de 1970, 80 e 90.

O festival é realizado com recursos do Programa Amazônia Cultural edital 2013, e feito em parceria da Cia. Visse e Versa, Rede Brasileira de Teatro de Rua (RBTR), Federação de Teatro do Acre (Fetac) e SESC, com apoio da Fundação Elias Mansour, Prefeituras do Bujari e Quinari, patrocínio do Via Verde Shopping e UNINORTE, e financiamento da Prefeitura de Rio Branco através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura-FMC/FGB e Governo Federal  através do MINC/Fundo Nacional de Cultura.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost