20 de abril de 2024

Fundação Garibaldi Brasil promove oficina de soneto e poesia com 90 vagas gratuitas

vagas

O auditório do Centro Cultural Thaumaturgo Filho (CCTF), no Conjunto Manoel Julião, recebe uma oficina de soneto e poesia no dia 31 deste mês, das 14h às 18h. Com oferta de 90 vagas gratuitas, as inscrições serão efetuadas por meio de uma lista de presença que deve ser assinada na abertura da ação, de forma simples e sem burocracia.

A proposta é incentivar a produção literária apontando rumos teóricos e práticos para a composição de uma poesia. Entre outros assuntos, a didática envolve o estudo de escritores clássicos brasileiros e do exterior, como Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Olavo Bilac e Florbela Espanca.

Protagonismo comunitário

Hoje, o CCTF abriga a sede da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), que também responde pela gestão. Segundo o diretor-presidente da pasta, Rodrigo Forneck, aos poucos o espaço começa a ser ocupado pela comunidade tanto na execução de iniciativas populares, no segmento artístico-cultural, quanto na efetiva participação das atividades em andamento.

“A nossa agenda já inclui aulas de capoeira, hip hop, relaxamento expressivo, forró e bolero. Mais para frente teremos balé e dança do ventre. Essas ações estão abertas ao público de forma gratuita, com vagas para quem procura ocupar o tempo aliando bem-estar e qualidade de vida”, ressalta.

Confira, abaixo, o perfil dos ministrantes da oficina:

Jackson Viana
Fundador da Academia Juvenil Acreana de Letras (Ajal)

O jovem recebeu o título de Embaixador da Poesia pela Academia Virtual de Letras, Artes e Cultura, sediada no Rio de Janeiro. Foi o primeiro colocado na etapa estadual do 43° Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pelos Correios e União Postal Universal (UPU), e classificou-se em segundo lugar no 1º Concurso Nacional de Contos e Poemas – Prêmio Flor do Ipê, da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Margarete Edul Prado
Professora do curso de Letra da Universidade Federal do Acre (Ufac)

Possui experiência em literatura brasileira e da Amazônia, com mestrado em Teoria Literária pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutorado em Teorias da Crítica e da Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Além disso, a educadora é militante da área de Ciência da Literatura, com atenção especial às questões de gênero e do movimento feminista.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost