24 de abril de 2024

Governador Tião Viana vai a Brasília tentar “salvar” mandato de Dilma Rousseff

tiaodilmacompanheiro

O governador Tião Viana (PT) embarca nesta quarta-feira (30) para Brasília onde participará de uma reunião, no Palácio do Planalto, com a presidente Dilma Rousseff. A petista quer reunir os principais governadores do País numa tentativa de fortalecimento do governo em meio a uma crise econômica e política que deixa sua gestão na corda bamba.

tiaodilma

Desde o começo de julho o pedido de impeachment da presidente voltou com mais intensidade no Congresso após a possível rejeição da prestação de contas do governo. Por parte do Tribunal de Contas da União (TCU).

Oficialmente, a reunião com os governadores será para tratar de temas de interesse dos Estados, como as propostas do pacto federativo, o ajuste fiscal que tem causado a redução das transferências e a reforma na cobrança do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Além destes pontos, Dilma pedirá aos governadores o empenho das bancadas no Congresso para que permaneçam fieis ao governo, votando e se manifestando contra qualquer tentativa da oposição ou de aliados de fazer tramitar possíveis pedidos de impeachment.

Com apenas 7% de aprovação popular, Dilma voltou a sofrer ameaça de queda após o TCU acusar o governo de fazer manobras na execução do orçamento federal, com as chamadas “pedaladas fiscais”. Se tiver suas contas rejeitadas, o Parlamento pode pedir e votar pela saída da presidente.

Outro ponto que gragiliza a petista são os desdobramentos da operçãoa Lava Jato, que a cada nova etapa se aproxima de setores próximos ao governo e ao partido de Dilma, o PT.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost