20 de abril de 2024

Mano recebe a presidente nacional do Incra para discutir a regularização fundiária em Sena

manoincra2reforma agrária

Acompanhada do líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara Federal, deputado Sibá Machado, a presidenta Nacional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Maria Lúcia Falcon, cumpriu agenda nesta quinta-feira, 16, em Sena Madureira. Inicialmente, Maria Lúcia Falcon e Sibá Machado foram recebidos no gabinete do prefeito Mano Rufino (PSB). Em seguida, participaram de uma grande reunião com produtores rurais ocorrida no auditório da Escola de Ensino Médio Dom Júlio Mattioli.

manoincra2

A principal pauta da reunião foi a questão da Regularização Fundiária, principalmente em relação aos moradores da região do Cassirian, englobando os ramais do 15, 17 e 25. Na ocasião, os produtores foram representados pelos presidentes de suas respectivas associações que puderam expor a problemática à presidente nacional do Incra e demais autoridades presentes.

Além do “conflito” que há entre posseiros e fazendeiros, existe outra situação preocupante. É que muitas dessas áreas de terras do Cassirian fazem parte do território amazonense, muito embora as famílias tenham toda uma relação com Sena Madureira, no Acre.

Os colonos falaram sobre essa questão elencando as inúmeras dificuldades enfrentadas, notadamente o deslocamento até o estado do Amazonas para dar entrada em algum procedimento via judicial. Eles reivindicaram apoio junto ao Incra sob pena de futuramente serem expulsos de suas terras.

senafundiariaPrefeito agradece visita histórica e diz estar confiante na resolução do impasse

O prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino (PSB), disse ao longo da reunião que esse problema de legalizar as terras dos moradores vem se arrastando por muitos anos, mas diante do que foi exposto pela presidente nacional do Incra, acredita que haverá um encaminhamento para resolver o impasse.

Rufino fez um agradecimento também ao deputado federal Sibá Machado (PT) por ter reunido os esforços no sentido de trazer ao Acre e, especificamente a Sena Madureira, a presidente nacional do Incra. Diga-se de passagem, um encontro histórico em Sena Madureira. “Conhecemos a luta que há vários anos vem sendo empreendida por essas famílias. Grande parte delas fica no estado do Amazonas, embora os moradores tenham uma relação total com Sena Madureira. agradecemos a sensibilidade da presidente em se deslocar até o nosso município e ouvir os moradores bem como o apoio do deputado Sibá Machado nessa empreitada. Estamos confiantes de que essa situação poderá se resolver o quanto antes”, salientou.

O presidente da associação agrícola Uruçú, Adelir Mayer, entregou um documento à presidente nacional do Incra relatando toda a situação e pedindo que a regularização da área no ramal do Cassirian possa ser feita. Segundo ele, em torno de 300 famílias aguardam por esse benefício. “A nossa principal reivindicação é conseguir o título de nossa área. São mais de 300 famílias que estão vivendo nessa insegurança. Se Deus quiser e com a ajuda de todos os nossos representantes iremos obter êxito nessa luta”, comentou.

“Vamos continuar acompanhando de perto essa situação”, garante Sibá Machado

O deputado federal Sibá Machado (PT), ressaltou que tinha solicitado essa reunião no ano passado a pedido da comunidade. Segundo ele, continuará acompanhando de perto essa questão de Sena Madureira e regiões vizinhas para que se tenha um desfecho até o final desse ano. “Acreditamos que tem solução sim porque é uma decisão da presidenta Dilma de colaborar com todas as situações. Aqui, a presidenta do Incra recebeu todos os pedidos e vai fazer um pente fino nesses documentos. Estaremos atentos, acompanhando de perto para que, no máximo, até o final do ano possamos ter uma solução definitiva para as famílias de Sena Madureira”, mencionou.

reformasena

“Vamos encontrar mecanismos para que os brasileiros que precisam da terra para trabalhar sejam contemplados”, adianta presidenta nacional do Incra

Maria Lúcia Falcon, presidenta nacional do Incra, cumprimentou inicialmente o prefeito Mano Rufino, deputado federal Sibá Machado e demais lideranças presentes no evento. Após ouvir as reivindicações apresentadas pelos produtores rurais e receber em mãos vários documentos, ela garantiu que será feita uma análise minuciosa de cada caso para que se possa dizer, posteriormente, o que será feito conforme determina a lei. “Estamos aqui para garantir total apoio nesse sentido e dizer que vamos encontrar os mecanismos para que os Brasileiros que realmente precisam da terra para trabalhar sejam contemplados”, complementou.

Além da região do Cassirian, existe ainda a situação das famílias que moram no seringal São Francisco, rio Purus e que estão prestes a serem despejadas do local. “Lá, existem famílias que moram há vários anos. Se saírem de suas terras ficarão sem perspectiva nenhuma. É por isso que estamos aqui hoje levando essa problemática ao conhecimento do Incra e clamando por ajuda”, destacou a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sena Madureira, Cirleide Souza.

A reunião de hoje contou também com a presença da presidente da CUT, Rosana Nascimento, presidente da câmara de vereadores, Gilberto Lira (PR), sub-secretário de obras, Antônio Andrade, mais conhecido como Real, Antônio Brana, coordenador do Terra Legal no Acre, dentre outros representantes.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost