Pequenas atitudes podem ajudar a evitar problemas respiratórios

sauderespiracaoCrises

sauderespiracaoChega o inverno e com ele parece que começam os problemas respiratórios. Por que nessa época do ano a gente fica mais doente? Com gripe, asma, bronquite? Será que tem como evitar as crises?

 Lembra daquela dica da vovó: ‘coloca um casaco, não vai pegar friagem, se agasalhe antes de sair de casa’?

De acordo com a otorrinolaringologista, a vovó estava certa. Existem estudos que mostram que se a temperatura da pele diminui, o nariz obstrui. “Para evitar essa situação é recomendado se agasalhar, usar cachecol para proteger as regiões mais expostas como cabeça e pescoço”, diz.

Um dos problemas que piora muito no inverno é a asma. A asma é uma inflamação crônica dos brônquios, que provoca um bloqueio no fluxo do ar e dificuldade do paciente em respirar. Algumas pessoas desenvolvem a asma na infância, outras ao longo da vida. O diagnóstico é muito importante para o tratamento correto.

Foi o que aconteceu com a Cristiane Vaz. Ela carregou por 21 anos os sinais de uma asma que ela não sabia que tinha. “Desde criança fui tratada como bronquite. Era difícil encher bexiga, correr, brincar”, conta. O problema continuou na juventude e na vida adulta. Hoje, ela não larga o kit asma.

Alguns gatilhos podem piorar a asma e outros problemas respiratórios. O principal é o ácaro, que vive nos lugares onde acumulam poeira e nas roupas que ficam guardadas. O tabagismo é outro problema, assim como o tempo mais seco, que dificulta a dispersão dos poluentes e a qualidade do ar fica pior.

Os médicos explicam que importante manter o corpo hidratado também no inverno. Higienize o nariz com soro fisiológico pelo menos duas vezes ao dia para limpar as secreções que ficam acumuladas; tenha uma alimentação saudável; mantenha o ambiente limpo, livre de poeira; e tente sempre respirar pelo nariz, porque ele tem a função de filtrar e esquentar o ar que chega até os pulmões.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost