ContilNet Notícias

Remédio para emagrecer, Botanical pode ter matado mulher em Rio Branco

Por Agazeta.net

perigo

130715-cotidiano-sirlenedantas-cedida 410 305Funcionária da Rádio Difusora, Sirlene Dantas, morreu por complicações médicas decorrentes do uso de um ‘remédio’ emagrecedor, chamado Botanical. Autoridades da saúde alertam para o perigo do uso do composto emagrecedor.

A amiga da vítima do composto, radialista Nilda Dantas, disse que não sabia que ela estava tomando a medicação. “Ela não confessou pra mim, só pra alguns colegas. Pra mim foi uma surpresa saber que ela estava tomando remédio vendido na Bolívia”, disse ela.

O emagrecimento rápido de Sirlene chamou atenção de alguns colegas. Em 2 meses, ela perdeu 30 quilos. “Logo no início que ela estava perdendo peso ela ainda estava com aparência saudável, depois você olhava e percebia que ela estava com o aspecto de que não estava com saúde,” confessou outra radialista e amiga, Francineide Dias.

Sirlene deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de onde foi transferida para a UTI do Pronto-Socorro do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco. Os rins haviam parado de funcionar e ela apresentava um quadro de imunidade zero, infecção pulmonar e taxa de glicose beirando 600 miligramas por litro de sangue, quando o normal é 110.

De acordo com o médico Jenilson Lópes não são raras as pessoas que apresentam problemas de saúde decorrentes do uso do Botanical. “Eu já tive vários pacientes que procuraram o Serviço de Urgência e Emergência do hospital manifestando alguns sintomas, entre eles mal-estar e palpitações. O número de pessoas atendidas era bem elevado”.

O composto é contra indicado a pessoas que tenham doenças coronárias, hipertensão, doença no cérebro, hipertireoidismo, insuficiência hepática ou renal, problemas de próstata, glaucoma, psicóticos, viciados em drogas ou álcool, além de não poder ser tomado com outros medicamentos.

O nutrólogo Leonardo de Souza adverte que não existe fórmula mágica pra emagrecer. A perda de peso é possível apenas como muito esforço. “Controle alimentar, evitar comer ‘porcarias’, refrigerantes, alimentos processados e fazer atividades físicas, mas eu diria que 90% de um plano de perda de peso é através da reeducação alimentar,” explicou.

Na Rádio Difusora, o programa Espaço do Povo que vai ao ar das 7h às 10h foi suspenso, em homenagem a Sirlene que trabalhava na produção do programa e no estúdio, junto a Nilda Dantas. Durante o horário do Espaço do povo só tocaram músicas.

Sair da versão mobile