Ícone do site ContilNet Notícias

Salário de professor no Acre está entre os cinco melhores do País, diz governador

Por Fábio Pontes, da ContilNet Notícias

resposta do Tião

O governador Tião Viana declarou na manhã desta quinta-feira (16) que o salário dos professores da rede pública estadual está entre os cinco melhores do Brasil. Viana participava de uma reunião com o secretário de Alfabetização do Ministério da Educação, Paulo Gabriel Nacif.

A declaração acontece em meio ao movimento de greve dos professores, que exige 25% de reajuste salarial. O sindicato da categoria diz que o piso dos professores está “arrochado”, enquanto o governador prefere avaliar os avanços obtidos pelo Estado nos últimos anos no setor educacioal.

Tião Viana pediu atenção do MEC ao Acre pelo falto de o Estado ter 95% dos estudantes matriculados na rede pública, o que exige maiores investimentos e adoção de políticas que resultem na melhoria dos indicadores.

O governador apresentou ao secretário do MEC o programa de erradicação do analfabetismo de seu governo, lançado em junho. O “Quero Ler” pretende zerar nos próximos quatros anos o índice de 12,5% da população adulta acreana considerada analfabeta.

Outro ponto destacado pelo governador em relação aos professores diz respeito à qualificação. De acordo com ele, quase 100% dos docentes da rede estadual já contam com formação superior.

Viana ainda apresentou gráficos que mostram a melhora da educação do Acre nas avaliações feitas pelo MEC. “Dos últimos lugares que ocupávamos no Ideb conseguimos nos estabilizar em posições bem melhores, mesmo com todas as dificuldades”, destacou.

O petista também apresentou os principais projetos de desenvolvimento econômico implementados em sua gestão que, de acordo com ele, exigem investimentos cada vez maiores em educação para qualificar a mão de obra dos jovens para a inserção no mercado de trabalho.

“O Acre não quer privilégios, mas pedimos atenção especial pois temos 95% de nossos jovens na rede pública, então o esforço é muito maior”, concluiu.

Sair da versão mobile