Sindicato dos Engenheiros completa 25 anos de atuação no Acre

comemoração

Fundado em 18 de julho de 1990, o Sindicato dos Engenheiros do Estado do Acre (Senge-AC), completa 25 anos. A entidade, em comemoração à data, lançou o selo de Jubileu de Prata e o Fórum de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável – Cresce Rio Branco, Cresce Acre e Cresce Brasil, que será realizado nos dias 14, 15 e 16 de junho no ano de 2016, no Teatro da Ufac.  

O Senge, apesar de ter sido fundando com base em todos os parâmetros legais, só começou a funcionar de fato no ano de 2006, quando um grupo de profissionais, liderados pelo atual presidente, Tião Fonseca, iniciou o “resgate da instituição”, lembra um dos fundadores, João de Deus. ‘‘Passaram-se 16 anos inativos, sem representatividade’’, relembra ele.
 
No entanto, vale lembrar, que o pioneirismo de vários profissionais para conseguir realizar a fundação do Senge naquela época, considerado tempos difíceis para o sindicalismo, é agora coroado pelos nove anos de luta da entidade em defesa da valorização profissional e no debate de temas importantes da engenharia para o desenvolvimento do Estado.

O resultado desse trabalho resultou nos primeiros planos de cargos, carreiras e salários da história da engenharia brasileira, com a Lei do Engenheiro em Rio Branco e Lei Cartaxo no Estado do Acre . ‘‘Fizemos uma construção coletiva com a participação de muitos. Hoje, temos o respeito dos profissionais, dos políticos e da sociedade’’, diz , Tião Fonseca.   

Toda a história da instituição pode ser lida nas páginas da revista Acre Engenharia, do Sindicato dos Engenheiros, que será publicada bimestralmente a partir da primeira edição de Maio e Junho de 2015.

PUBLICIDADE