19 de abril de 2024

Trabalhadores em Saúde vão às urnas nesta sexta para eleger presidente do Sintesac

sintesac2eleição

sintesac2Mais de quatro mil e quinhentos servidores públicos vão às urnas nesta sexta-feira, dia 31 de julho, para reeleger o atual presidente do Sindicato dos os Trabalhadores em Saúde do Estado do Acre (Sintesac), Antonio Daniel, da chapa dois ou eleger um dos dois candidatos opositores: José Adailton, líder da chapa um e Glória Galvão, da chapa três.
 
Os três candidatos tiveram prazo de dois meses para apresentar e defender suas propostas junto aos servidores da saúde. Na reta final da campanha também foram entrevistados no programa “Boa Noite Rio Branco”, na TV Rio Branco-SBT, onde expuseram suas metas e pontos de vista.  Fundado em maio de 1990, O Sintesac tem 25 anos de lutas em defesa dos trabalhadores  e é o segundo maior sindicato do Acre, perdendo apenas para o Sinteac.

Glória

Glória Galvão foi a primeira a ser entrevistada. Ela explicou os motivos pelos quais rompeu com Antonio Daniel, renunciou ao mandato de vice e montou uma nova aliança. “Não concordei com as medidas centralizadoras adotadas pela atual diretoria do Sintesac. Por isso, optei por  romper e montar uma chapa de oposição”, explicou a candidata.
Glória também criticou a postura de José Adailton que, segundo ela, tem a bênção dos deputados Raimundo da Saúde (PTN) e Eliane Sinhasique (PMDB). “Fica evidente que eles querem conquistar o Sintesac não para defender os interesses dos trabalhadores em saúde, mas usar a instituição como trampolim político”, afirmou.

Adailton

O segundo a expor suas propostas no programa foi José Adailton. Ele criticou o modelo de gestão adotado pela atual diretoria do Sintesac e afirmou que os trabalhadores do interior encontram-se praticamente abandonados.  Além disso, ainda segundo ele, tanto a sede administrativa, quanto a sede campestre precisam de mais zelo e cuidado. “A atual diretoria não se preocupou em lutar por melhores salários e condições de trabalho”, disse.

Presidente licenciado do Conselho Regional de Enfermagem do Acre (Coren-AC), Adailton tem apoio dos deputados Raimundinho da Saúde (PTN) e Eliane Sinhasique (PMDB).  Ele defende a descentralização e democratização no Sintesac.  Assim Glória, ele também tem apoio de algumas lideranças que já estiveram ao lado de Daniel em disputas anteriores.  Ele garante que o apoio dos deputados não vai atrapalhar sua gestão, caso seja eleito.
Daniel

Ontem, fechando o ciclo de entrevistas, foi a vez do atual presidente, Antonio Daniel, da chapa dois, falar sobre suas propostas. Daniel lembrou que duplicou o número de filiados, construiu sede própria em 12 dos 22 municípios, ampliou e reformou a sede campestre em Rio Branco, reformou a sede administrativa e ampliou o patrimônio da entidade hoje avaliado em R$ 30 milhões.

Disse ainda que sorteou cinco caminhões de prêmios e cinqüenta motocicletas  aos associados na festas dos trabalhadores realizada sempre em maio.  Disse ainda que mantém a tradição de promover a festa de confraternização dos trabalhadores no último sábado de cada ano,além de promover festa em datas comemorativas como dia das mães e dias das crianças.

Serviços

Há mais de cinco anos, segundo Daniel, o Sintesac oferece aos sócios e dependentes assessoria jurídica, atendimento odontológico, atendimento de saúde e serviços de cópias, plastificação e  encadernação.  “São serviços que muitos dos nossos colegas de trabalho não têm condições de pagar. Por isso, o Sintesac oferece de forma gratuita”, disse.

Ainda segundo Daniel, a diretoria do Sintesac não abriu mão de lutar em defesa de melhores salários e condições de trabalho. Tanto é que conquistou,  14 anos depois, a volta da insalubridade para dezenas de categorias, lutou e conseguiu criar o quadro técnico que valorizou o trabalho de milhares e conseguiu aumentar o valor dos plantões em mais de 100%. “Por isso, aceitei o desafio de ser candidato a reeleição mais uma vez. A nossa luta não pode parar, nem  retroagir. Não vamos trocar o certo pelo duvidoso”, afirmou.

Comissão Eleitoral

O presidente da Comissão Eleitoral, Luiz Anute, que presidiu o Sintesac por dois mandatos consecutivos, afirma que a eleição será das 8h às 17h, tanto na capital, quanto no interior. Para votar, o eleitor deve apresentar o contra-cheque e a carteira de identidade.  Anute acredita que o processo de apuração e totalização dos votos será concluído por volta das 2h da madrugada de sábado.

Diferente de eleições anteriores, quando a apuração ocorreu na sede campestre, na Vila Acre – Segundo Distrito hoje, o processo correrá na sede administrativa, na rua Quintino Bocaiúva, no bairro José Augusto. “A mudança de local se deu em função do show musical que acontece hoje, na Expoacre e o transito na região estará congestionado”, explica Anute. Ele pede aos sócios que compareçam às urnas para votar e tornar a tornar a vitoria da chapa a ser eleita ainda mais legítima e representativa.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost