Rio Branco, Acre,


Alan Rick participa de debate sobre avanços da pesquisa científica na Amazônia

As questões voltadas à Amazônia sempre foram prioridade no mandato de Alan Rick

Deputado Alan Rick
Deputado Alan Rick

A situação da pesquisa científica na região da Amazônia foi tema de audiência pública na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia (Cindra) da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 19. Foram convidados os reitores das universidades federais do Acre, Minoru Martins Kinpara; do Amazonas, Márcia Perales Mendes Silva; e do Pará, Carlos Edilson de Almeida Maneschy; e os diretores do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), Luiz Renato de França; e da Fiocruz Amazonas, Sérgio Luiz Bessa.

O deputado federal Alan Rick (PRB), que é membro titular da comissão, participou do evento e reafirmou seu compromisso com as questões relacionadas ao tema. “A educação e a informação têm importância fundamental na promoção do desenvolvimento sustentável e na proteção dos bens ambientais”, explica.

PUBLICIDADE

Para o reitor da UFAC, Minoru Kinpara, a audiência é um importante espaço para debater a temática da região. “Reconheço o grande avanço que as universidades públicas federais tiveram nos últimos anos. Começamos há 51 anos somente com o curso de Direito, e hoje temos 47 cursos, programas de mestrado e doutorado”.

Mas Kinpara ressalta que ainda há muitos desafios como, por exemplo, a fixação de doutores específicos na região norte. Cita também que precisam de equipamentos, laboratórios e incentivos pessoais. E estes problemas também são apontados pelos reitores presentes.

O deputado Alan Rick concorda com as dificuldades apontadas pelos pesquisadores convidados para a audiência. “O que vivenciamos é a fragilidade ou até mesmo a deficiência de políticas públicas setoriais, principalmente nas que dizem respeito à captação e fixação de recursos humanos qualificados nas universidades federais dos Estados amazônicos. O que precisamos é de ações a curto, médio e longo prazo, que vão desde o investimento em educação básica, o fomento na área de ciência, tecnologia e inovação, até incentivos para permanência de profissionais qualificados”, disse o parlamentar acreano.

Em defesa da Amazônia

As questões voltadas à Amazônia sempre foram prioridade no mandato de Alan Rick. “Apresentei dois Projetos de Lei voltados diretamente para a Amazônia. O primeiro PL 1228 institui o Fundo Nacional de Educação Ambiental – FNEA, e o segundo, o PL 1921, altera a atual legislação que trata da destinação dos recursos do pré-sal, onde propus que seja incluída também a área de meio ambiente como beneficiária desta parcela”, explica.

O PL 1228/2015, que cria o FNEA, será formado com recursos arrecadados com a aplicação de multas por crimes ambientais, doações, dentre outros. E serão destinados à implementação de planos e programas em educação ambiental voltados para a coleta seletiva de materiais recicláveis, recuperação, restauração e monitoramento ambiental.

Já o PL 1921/2015, destina para a área do meio ambiente uma parcela da participação do resultado ou da compensação financeira pela exploração de petróleo e gás natural. (Assessoria)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste portal. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Comentários

comentários


Recomendado para você

Últimas Notícias

Scroll Up