Os estados do Acre, Rondônia e Mato Grosso tiveram o fornecimento de energia elétrica suspenso por mais de três horas na madrugada desta terça-feira (11). No Acre, o apagão começou às 23h47 e se estendeu até às 3h.
A reportagem entrou em contato com a Eletrobras Acre, que ainda não tem um posicionamento sobre o apagão que atingiu centenas de cidades da região Centro-Oeste e Norte. Todas as cidades acreanas foram atingidas pelo apagão.
De acordo com a direção da Eletrobras, nas próximas horas a empresa estará divulgando nota de esclarecimento com os motivos que causaram a queda de energia.
A concessionária sempre anuncia que as causas dos apagões serão investigadas, mas jamais divulgou o resultado de suas suposta apurações.
ONS pediu alívio em carga energética do AC, mas medida não evitou interrupção (atualização às 11h45)
A Eletrobras Distribuição Acre informou por meio de nota que, por determinação da Operador Nacional do Sistema (ONS), a carga de energia para o Acre precisou ser reduzida em 64 MW para evitar uma sobrecarga no sistema diante do grande consumo na hora da interrupção.
A medida, porém, não foi suficiente para se evitar a interrupção. “A suspensão preventiva não foi suficiente para o alívio de carga e provocou a interrupção da transmissão de energia pela conexão ao Sistema Interligado Nacional (SIN)”, diz nota da Eletrobras. O problema também deixou Rondônia às escuras.

