Coreia do Sul responde a ataque e dispara contra Coreia do Norte

Foto: Republic of Korea Armed Forces

Foto: Republic of Korea Armed Forces

A Coreia do Sul disparou hoje (20) dezenas de granadas contra a Coreia do Norte, em resposta a um possível ataque por parte de Pyonyang, capital norte-coreana, anunciou o Ministério da Defesa sul-coreano.

Pouco antes das 16h (4h em Brasília), os sul-coreanos detectaram a trajetória de um míssil disparado a partir do território norte-coreano, do lado ocidental da fronteira que divide a península coreana, disse um porta-voz à agência de notícias francesa AFP.

“Em resposta, o nosso Exército disparou dezenas de granadas de 155 milímetros em direção ao local de onde as tropas norte-coreanas lançaram o míssil”, disse comunicado do ministério. “Reforçamos o nosso nível de alerta e vigiamos atentamente os movimentos do Exército norte-coreano”, acrescentou o texto.

Até ao momento, não se sabe ainda qual a unidade sul-coreana foi alvo do ataque ou mesmo se soldados sul-coreanos foram atingidos. Um representante das autoridades locais do município de Yeoncheon, 60 quilômetros a norte de Seul, disse que os habitantes de várias aldeias fronteiriças receberam ordens para se proteger em abrigos antiaéreos.

Os dois países atravessam novamente um momento de tensão, depois de, no início do mês, dois soldados sul-coreanos terem ficado gravemente feridos na explosão de minas colocadas na área sul da fronteira coreana.

Após uma investigação, Seul concluiu que as minas foram colocadas por militares norte-coreanos, infiltrados em território sul-coreano, mas Pyongyang negou qualquer implicação no caso.

Na segunda-feira (17), 50 mil soldados sul-coreanos e 3 mil norte-americanos iniciaram manobras militares, que simulam um ataque da Coreia do Norte.

A capital norte-coreana classificou o exercício, que vai ocorrer até 28 de agosto, de “declaração de guerra”.

Norte e Sul continuam tecnicamente em guerra, uma vez que a Guerra da Coreia terminou com a assinatura de um armistício que nunca foi substituído por um tratado de paz entre os dois vizinhos.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Coreia do Sul responde a ataque e dispara contra Coreia do Norte