22 de abril de 2024

Mais de 3 mil crianças devem ser vacinadas contra a Paralisia Infantil

A Prefeitura de Sena Madureira, através da Secretaria Municipal de Saúde e do setor de imunização está cuidando dos últimos preparativos para o chamado dia D da campanha de vacinação contra a Paralisia Infantil que acontecerá neste sábado, 15, em todo o Brasil.

Em Sena Madureira todas as unidades de saúde estarão funcionando das 8 horas da manhã às 17 horas. Além das duas gotinhas, os profissionais da saúde também estarão aplicando outras vacinas nas crianças para atualizar as cadernetas.

A secretária municipal de saúde, Jocilda Melo, alerta os pais ou responsáveis para estarem levando seus filhos menores de cinco anos de idade às unidades de saúde do município. “Há alguns dias as doses da vacina estão disponíveis e amanhã será o dia D da campanha. É muito importante que os pais não percam essa chance de imunizar seus filhos. Amanhã todas as unidades funcionarão o dia inteiro, sem intervalo para almoço. É importante frisar que o município ganha ao atingir a meta, mas o ganho maior será para as crianças que estarão protegidas dessa doença”, enfatizou.

Na unidade básica de saúde Edson Sales, localizada no Bairro Cristo Libertador, a equipe estará servindo um lanche para todos os presentes e haverá, ainda, sorteio de prêmios e pula-pula para as crianças. Nas outras unidades dos demais bairros também haverá o sorteio de alguns prêmios e a presença do Zé Gotinha.

“No Brasil, a Paralisia Infantil foi erradicada há alguns anos. Porém, como existem países vizinhos que ainda não tem essa erradicação completa é muito importante a realização da campanha. Pedimos também que os pais levem as carteirinhas de vacina de seus filhos”, adiantou Donizete Fernandes, coordenador do setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde.

Em Sena Madureira, a meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 3.888 crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos.

Paralisia Infantil

A paralisia infantil é uma doença infecciosa grave que causa paralisia permanente em determinados músculos. Seu tratamento é inespecífico e consiste apenas em melhorar a qualidade de vida do indivíduo, já que a paralisia infantil não tem cura.

Os sintomas da paralisia infantil incluem:

Forte dor nas costas, pescoço e nos músculos pelo desenvolvimento da fraqueza muscular;
Febre;
Paralisia de uma das pernas, um dos braços, dos músculos torácicos ou abdominais e
Retenção urinária.

Pode haver ainda dificuldade em falar e em engolir, que poderá causar insuficiência respiratória pelo acúmulo de secreções nas vias respiratórias, mas isto é raro.

Causa da paralisia infantil

A causa da paralisia infantil é a contaminação com o poliovírus, que pode ocorrer pelo contato oral-fecal, quando o indivíduo não foi devidamente vacinado contra a poliomielite.

As sequelas da paralisia infantil estão relacionadas ao comprometimento do sistema nervoso e, por isso, o paciente poderá apresentar:

Paralisia permanente de uma das pernas, que irá comprometer seu caminhar;
Paralisia dos músculos da fala e do ato de engolir, que pode levar ao acúmulo de secreções na boca e na garganta.

A forma mais eficaz de prevenir a doença é através da vacinação.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost