18 de abril de 2024

Ensino superior privado manifesta preocupação com situação econômica do país

ensinosuperiorO Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular divulgou hoje (19) um manifesto em defesa da educação brasileira. O Fórum diz que acompanha com apreensão o desenrolar da crise política e econômica do país e que apoia o diálogo e a união da sociedade civil organizada.

“O Fórum tem esperança e acredita na prevalência do bom senso, da responsabilidade e da crítica construtiva visando a encontrar os melhores caminhos para sair da crise econômica que solapa os empregos, diminui o poder de compra da população e amplia o ambiente de pessimismo”, diz o manifesto.

O fórum abrange seis entidades que, juntas, representam a maioria das instituições privadas de ensino superior. Em relação ao total de matrículas, o setor privado detém 5,5 milhões, equivalentes a 75% do total.

As entidades manifestam preocupação com a perda de poder aquisitivo da população que, segundo elas, afeta os estudantes do ensino superior. O Fórum destaca que apenas o Programa Universidade para Todos (ProUni) foi preservado “como programa social relevante”. O ProUni oferece bolsas de estudo parciais e integrais em instituições privadas.

“A crise afeta todos os setores da economia e, com a educação, não é diferente”, diz o diretor-executivo da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), Solón Caldas. A ABMES é uma das entidades que assina o manifesto. “O fórum quer manifestar preocupação e ser solidário ao governo na procura de soluções que permitam que essa situação seja equacionada o mais rápido possível”, explica.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost