Rio Branco, Acre,


Hemoacre fecha parceria com rádio táxi e garante transporte gratuito a doadores

Centro está sem sangue tipo O negativo

Transporte de doares será gratuito
Transporte de doares será gratuito

Desde a última segunda-feira (24), o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) realiza uma campanha para doação de sangue do tipo O negativo. Considerado raro – apenas 9% dos brasileiros tem esse tipo de sangue, segundo UOL – o estoque deste é considerado escasso no centro.

Quem tem este tipo de sangue é considerado “doador universal”. Qualquer pessoa pode receber sangue do tipo O negativo. Por outro lado, uma pessoa com este tipo de sangue não pode receber nenhum outro tipo. É por este motivo que o tipo O é comumente utilizado por hospitais, pois é o sangue usado em situações de emergência.

PUBLICIDADE

Pensando nisto, o centro realizou uma parceria com a Nativa Eco Mototaxi. Agora, quem quiser doar sangue, pode usar os serviços da empresa gratuitamente. Intitulada de “transportando e salvando vidas”, a campanha já está sendo colocada em prática.

“É uma parceria que está funcionando da seguinte forma: quem quiser doar sangue, pode ligar para a Nativa no número (68) 9603-9090 e solicitar nossos serviços dizendo que gostaria de se dirigir ao Hemoacre para doar sangue. Temos também uma parceria com a Rádio Táxi Salmos 91 para levar estas pessoas de volta para casa: basta ligar no número (68) 9956-3232. Tudo isso gratuitamente”, conta Junior Oliveira.

Parcerias como esta são importantes para a fidelização de doadores, maior desafio do Hemoacre hoje. O centro, que recebe uma média de 20 doações por dia, não supre as necessidades do estado por uma série de razões. Uma delas, por exemplo, é a situação da unidade móvel do centro, que foi recolhida e encontra-se em reforma.

“Esta mobilização partindo da sociedade, além de importante, é essencial para nós do Hemoacre. Estamos contando, cada vez mais, com o apoio da sociedade civil, das instituições e agora parcerias como esta chegam para acrescentar em um trabalho árduo que fazemos. Temos doadores que encontram, por exemplo, dificuldades ao se deslocar ao nosso Hemocentro para realizar a doação. É uma forma de estimular aqueles que querem contribuir com sua doação”, conta Marlice Aquino, gerente de captação de doadores do Hemoacre.

Como doar

Marlice faz questão de enfatizar que “todo tipo de colaboração é importante”. O hemocentro está localizado na Avenida Getúlio Vargas, 2.787, Vila Ivonete e funciona de segunda-feira à sábado, das 7h às 17h. Você pode obter mais informações através do telefone (68) 3228-1494.

Para ser um doador, os requisitos são simples: a pessoa deve ter entre 16 e 68 anos, apresentar carteira de identidade, CNH ou carteira de trabalho, tenha a partir de 50 quilos, esteja com boa saúde e não precisa estar em jejum.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste portal. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Comentários

comentários


Recomendado para você

Últimas Notícias

Scroll Up