Jornalistas que cobrem política dizem que governo do Acre afronta democracia

Jornalistas que cobrem política no Acre acreditam num cenário praticamente irreversível em favor do PT nas eleições de 2016. Para muitos formadores de opinião, as medidas radicais ordenadas pelo governador Tião Viana contra os professores em greve são o passaporte para uma possível impopularidade histórica do governo petista. A falta de diálogo, o corte de ponto e a demissão dos professores são tratados como “intransigência”. Angélica Paiva, da TV Gazeta, opina que “o governo criou esta situação de conflito”. O colunista do Jornal A Gazeta, Luis Carlos Moreira Jorge, faz uma crítica à “falta de iniciativa do governo em dialogar com a categoria”.

Jornalista Angélica Paiva e colunista Luiz Carlos Moreira Jorge

Jornalista Angélica Paiva e colunista Luiz Carlos Moreira Jorge

O jornalista Nelson Liano diz que “No Acre as medidas tomadas contra os trabalhadores ameaçam a democracia conquistada há 30 anos no Brasil”. O repórter Jairo Carioca põe na conta do PT um possível desempenho frustrante de muitos estudantes que farão o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Nelson Liano

Greve é uma conquista da democracia. O que acontece no Acre é a antítese do que o Brasil conquistou nos últimos 30 anos. O governo adota posturas intransigentes. Isso é muito mais grave por que se trata de um governo do Partido dos trabalhadores, que a gente sabe que tem as centrais sindicais por trás. O prejuízo político para a gestão Tião Viana será muito grande.

Luís Carlos Moreira Jorge

A greve é legítima, é legal, constitucional. Cortar ponto e demitir trabalhador é o limite desnecessário, um extremo que só vai trazer consequências muito negativas. A educação é uma categoria muito grande, e mexer com toda essa gente não é uma estratégia inteligente. O governo precisa dialogo, mostrar que está preocupado e provar, na prática, que tem capacidade de remediar esse conflito.

Angélica Paiva

O governo não remediou nada. O governo criou esse problema todo, pondo mais lenha na fogueira. Eu cubro política no Acre desde o governo Edmundo Pnto. Nunca vi o trabalhador ser tratado desta forma. Todas as ações causas reações. O governo não está levando em conta as consequências a que ele está sujeito. Temos a impressão de que o Estado não está nem aí pra nada. Isso é, realmente, muito prejudicial para todo mundo.

Jairo Carioca

O governo rasga a Constituição. Esticar a corda não é uma decisão democrática. Prejudica os trabalhadores e os alunos que vão fazer o Enem nos próximos dias. Acho que o governador Tião Viana perdeu uma oportunidade muito importante para dialogar com os professores. Por que razão ele não fez isso? Esta é uma questão desgastante de consequências imprevisíveis para as pretensões futuras do PT

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost