Acre é o 2º Estado com maior solicitações de refúgios no Brasil, revela Acnur

Acre vem recebendo um grande número de refugiados do Haiti e países africanos

Acre vem recebendo um grande número de refugiados do Haiti e países africanos

O drama de pessoas deslocadas por conta de guerras tem aumentado a cada ano. Com informações sobre refugiados sendo tema recorrente nos principais sites de notícias do mundo, uma informação com relação ao Acre surpreende: o estado, em 2014, recebeu o segundo maior número de solicitações de refúgio no país.

Os dados são do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur). De acordo com o órgão, o estado recebeu, no último ano, 22% do total de solicitações de refúgio no Brasil, perdendo apenas para São Paulo (26% do total).

Depois do Acre, Rio Grande do Sul (17%) e Paraná (12%) também estão dentre os principais destinos de refugiados. Os dados apontam também que estas solicitações estão concentradas nas regiões Sul (35%), Sudeste (31%) e Norte (25%) e que regiões como Nordeste e Centro-Oeste possuem, respectivamente, apenas 1% e 7% do total.

O Brasil possuía, em outubro de 2014, 7.289 refugiados reconhecidos, de 81 nacionalidades distintas, sendo 25% mulheres. Os principais grupos de refugiados no país são compostos por cidadãos da Síria, Colômbia, Angola e República Democrática do Congo (RDC).

No mundo

No ano de 2014, o mundo registrou 59,5 milhões de pessoas, sendo 19,5 milhões de refugiados, 38,2 milhões de deslocados internos e 1,8 milhão de solicitantes de refúgio. É um recorde.

A Síria, revela o Acnur, é o país que gerou o maior número tanto de deslocados internos quanto de refugiados (respectivamente 7,6 milhões e 3,9 milhões de pessoas), seguida de Afeganistão e Somália.

São países e regiões ditos em desenvolvimento que acolhem 86% dos refugiados no mundo.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost