O líder do PDT na Assembleia Legislativa do Acre ( Aleac), deputado Heitor Junior, utilizou a tribuna da casa parlamentar para afirmar que o Acre segue como um dos estados com o maior número de portadores de hepatites. Ele ressaltou que irá até Brasília para lutar pela liberação de medicamentos que podem ser revolucionários do combate à doença.
Segundo o deputado, há 263 pacientes que serão imediatamente atendidos pelos novos medicamentos. Até novembro, o número de atendidos poderá chegar a 600 pessoas.
Heitor, que é presidente da Associação de Portadores de Hepatites do Acre, cumprirá agenda na próxima quinta-feira (3) em Brasília com o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita. Na oportunidade, o parlamentar irá solicitar prioridade na liberação dos novos medicamentos para o Acre.
“Proporcionalmente somos o estado com maior número de portadores de hepatite. Tem muita gente que depende vitalmente desses medicamentos que prometem a cura da hepatite e que não causam os temidos efeitos colaterais”. disse.
Entre os medicamentos citados por Heitor Junior está o Sufosbuvir, utilizado em casos de hepatite C crônica, eleito pela Revista Forbes como o medicamento mais importante aprovado no ano de 2014. Os outros dois medicamentos que tiveram, de acordo com informações do Ministério da Saúde, os registros priorizados são Declastavir e Simeprevir.
“O tratamento com estes medicamentos dura 3 meses e sem o sofrimento imposto pelos efeitos colaterais causados por outros remédios. Esperamos que o Acre seja priorizado” completou.