Rio Branco, Acre,


Agência anuncia progressos em investigação nuclear no Irã

Teerã sempre negou as acusações nesse sentido, afirmando que as suspeitas foram baseadas em documentos adulterados.

iraA Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) informou hoje (21) que houve progressos significativos na investigação que visa a determinar se o Irã desenvolveu um programa nuclear no passado.

“Progressos significativos foram alcançados”, disse aos jornalistas, em Viena, o diretor-geral da agência da Organização das Nações Unidas (ONU), Yukiya Amano, um dia depois de visitar a Base Militar de Parchin, no Irã.

PUBLICIDADE

A Aiea e as grandes potências procuram a “possível dimensão militar” do programa nuclear iraniano desde, pelo menos, 2003.

Teerã sempre negou as acusações nesse sentido, afirmando que as suspeitas foram baseadas em documentos adulterados.

A agência deve fazer, em dezembro, um relatório destinado a tirar todas as dúvidas sobre o caso, etapa determinante para um futuro levantamento das sanções internacionais impostas ao Irã. Segundo Amano, há, no entanto, ainda “muito trabalho” a ser feito antes da conclusão da investigação.

Teerã e as grandes potências concluíram, em 14 de julho, em Viena, um acordo histórico destinado a garantir a natureza pacífica do programa nuclear iraniano, em troca da suspensão das sanções.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste portal. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Comentários

comentários


Recomendado para você

Últimas Notícias

Scroll Up