Com previsão de 40ºC, Acre enfrenta uma das temperaturas mais altas do ano

nor_regtx1O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cpetec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) prevê temperatura máxima de 40°C para o sul do Amazonas nesta sexta-feira (18), na divisa com o Acre.

Em grande parte do Amazonas, Roraima e Acre, pancadas de chuva localizadas. No litoral do Amapá e litoral nordeste do Pará, possibilidade de chuva.  Sol entre poucas nuvens nas demais áreas da região.

Por sua vez, o pesquisador Davi Friale divulgou que pulsos úmidos do Atlântico e o calor excessivo criam condições atmosféricas favoráveis à ocorrência de temporais, com chuvas fortes, raios e ventanias no Acre, em Rondônia e no Amazonas.

“O dia começa muito quente no Acre e o calor fica abafado durante a manhã e a tarde. Chuvas passageiras ocorrem em grande parte do estado. É alta a possibilidade de chuvas fortes, raios, ventanias e possível queda de granizo em vários pontos do estado, podendo causar transtornos à população”, alerta Friale.

A temperatura mínima, no início do dia, já oscilou de 23ºC para 30ºC, às 9h, com sensação térmica de 34ºC. A máxima, à tarde, deve varia de 35ºC a 37ºC, em todo o Estado.

É possível que a sensação térmica no Acre seja de 40ºC durante a tarde, pois nos últimos dias, com temperatura de 35ºC, a sensação térmica chegou a 38ºC.

De acordo com o Cpetec, no Acre, demais áreas do Amazonas, de Roraima, centro-norte de Roraima, Amapá e noroeste do Mato Groso, as pancadas de chuva serão de curta duração, principalmente a partir da tarde.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Com previsão de 40ºC, Acre enfrenta uma das temperaturas mais altas do ano