24 de abril de 2024

Dia do Voluntário reúne crianças de região carente de Rio Branco

Evento reuniu dezenas de voluntários e crianças/Foto: Maison Barbosa

Evento reuniu dezenas de voluntários e crianças/Foto: Maison Barbosa

Aconteceu no último sábado (29) a primeira edição acreana do Alumni Day, iniciativa de alunos representantes da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. Em todo o país, estudantes intercambistas se reuniram para fazer algo diferente e impactante em sua comunidade e no Acre o local escolhido foi o  Residencial Yolanda, região do bairro Manoel Julião, em Rio Branco (AC).

Os alunos promoveram uma tarde mais que especial as crianças e adolescentes da comunidade. Oficinas de Artes Bilíngue, contação de histórias, educação corporal, oficinas de dança, campeonato de futebol, apresentação de Taekwondo, rapel e tirolesa fizeram parte da programação do evento que ficará na memória da comunidade e dos participantes.

A edição do programa surpreendeu em vários quesitos: de acordo com a organização do evento, a alta aceitação do evento na comunidade, o número recorde de voluntários inscritos, a alta receptividade por parte da iniciativa privada e o grande número de parceiros foram essenciais para que o evento fosse um sucesso.

“O Alumni foi a realização de um sonho. Fundamos o YAcre [grupo de estudantes que esteve a frente do evento] em 2011 e sempre tivemos essa vontade de fazer um evento que tivesse um impacto como o que tivemos agora. O Alumni Day no Acre foi um sucesso absoluto! Um momento em que colocamos um sorriso no rosto das crianças e até de nós mesmos que estávamos trabalhando no dia. Definitivamente vamos ter outro! Todo o esforço valeu a pena”, conta Diana Ketlen, fundadora do YAcre e uma das organizadoras do Alumni Day no Acre.

diavoluntario

O evento, no Acre, cumpriu sua função social mas não se restringiu a isso: teve esporte, cultura, lazer e muita diversão. A prova disso foi a aceitação, tanto por parte da comunidade como também pela iniciativa privada, parceiros e apoiadores do evento.

“O USBEAlumni Day realizado ontem foi o primeiro do estado Acre e, com certeza, alcançou todos os objetivos esperados. Levar para as crianças do bairro Manuel Julião um dia de lazer, cultura e muito aprendizado. Despertar na comunidade e nos jovens o interesse e o amor pelo trabalho voluntário. Como objetivo futuro, acredito que o YAcre deseja alcançar um número maior de crianças nas mais diversas comunidades de rio branco e do estado e incentivar o contato com a língua inglesa”, conta Thallyta Valente, membro do YAcre e participante de uma das edições do Science Camp, promovido pela embaixada.

O sucesso do evento despertou nos membros do YAcre o desejo de fazer mais: Diana conta que este foi apenas o pontapé inicial para a realização de muitas outras atividades.

“Queríamos fazer uma tarde de recreação com as crianças, mas também queríamos fazer atividades que as incentivassem em relação a educação e ao esporte. Conseguimos tudo isso! E por isso fico muito feliz. Pensamos em fazer eventos menores e/ou sempre estar envolvidos com outras ações. O Alumni Day acontece todo ano […] e no próximo ano estaremos de volta com o nosso projeto e o mesmo vai ser melhor!”.

Impacto na comunidade

Ao final do evento, Diana fala, em nome do YAcre, como se sente ao fazer algo por uma comunidade carente.

“Minha felicidade é maior por causa do impacto que conseguimos causar. E isso não aconteceu somente com as crianças que participaram, mas também com todos aqueles que estavam envolvidos no projeto, e isso foi a nossa maior recompensa. Todos saíram do local elogiando e querendo mais. Isso que me dá forças pra pensar em algo melhor pra realizar. Pois apesar de todo o sucesso que conseguimos o trabalho que fizemos até minutos antes de começar o evento não foi simples e fácil! Nós do YAcre trabalhamos bastante”.

Feliz, Diana conta que o YAcre contou com a ajuda de 60 voluntários que ajudaram nas mais diversas atividades. Todos

“Como líder do grupo gostaria de agradecer a todos os envolvidos. Principalmente o integrantes do YAcre e os voluntários que se inscreveram para nos ajudar no dia. Sem a ajuda de todos vocês não teria conseguido fazer algo tão maravilhoso para àquelas crianças”.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost