Rio Branco, Acre,


Existe alergia a exercício físico?

Existem pessoas que têm um tipo de alergia desencadeado pelo aumento da temperatura corporal

atividade fisicaTenho 32 anos, sou contador há 11 e há um ano voltei à faculdade, no curso de educação física, uma paixão antiga. Tenho gordura abdominal e estou fazendo atividades aeróbicas para emagrecer. Nos primeiros 20 minutos, sinto muita coceira na região lombar, abdominal e no interior da coxa. Isso me atrapalha. Qual é a causa dessa coceira e como me livrar dela? – Elton Orvate Miranda, Campinas, SP

Existem pessoas que têm um tipo de alergia desencadeado pelo aumento da temperatura corporal. Essa reação pode acontecer nos primeiros minutos e durar por mais de uma hora. Ou o corpo se adapta rapidamente e a alergia passa. Q

PUBLICIDADE

uando o caso é sério, pode haver necessidade de medicamentos. O melhor é consultar um médico e tentar um caminho para aliviar o desconforto.Você está recomeçando sua vida como educador físico e o movimento fará ainda mais parte de sua rotina.

Sinto dores constantes na lombar. Já fui a um ortopedista e, pelas radiografias, ele disse que estava tudo bem. Tomei remédio para a dor, fiz fisioterapia, mas o incômodo continua. Devo continuar fazendo exercícios? Meu sobrepeso contribui para as dores? Tenho 1,70 metro e peso 83 quilos. – Wagner Almeida da Silva, Brasília, DF

Certamente o sobrepeso aumenta a incidência de dores e desconfortos em todas as articulações e no próprio esqueleto. O incômodo pode ser maior na coluna lombar, quando há excesso de gordura abdominal. Ela causa uma mudança na curvatura da coluna porque o peso provoca uma alteração de postura.

Além do raio X, que diagnostica problemas na ossatura, recomendo fazer outros tipos de exames de imagem, como tomografia ou ressonância magnética. Eles poderão avaliar se há algum processo inflamatório grave ou crônico ou alguma deformação nos discos da coluna – até mesmo uma hérnia (quando parte dos discos vertebrais comprime nervos).

A partir daí, pode-se indicar o melhor tipo de fisioterapia e de exercício físico para melhorar o desconforto e evitar que ele retorne. Algumas atividades físicas são recomendadas para fortalecer a região do core, que engloba a região abdominal, lombar e pélvica. Com essa musculatura fortalecida e a redução do sobrepeso, com atividades de baixo impacto, como ciclismo ou natação, além de uma alimentação equilibrada, você se livrará das dores e poderá continuar se exercitando.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste portal. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Comentários

comentários


Recomendado para você

Últimas Notícias

Scroll Up