24 de abril de 2024

Glossário LGBT: entenda todas as cores do arco-íris

Para ser fácil entender as cores da bandeira, basta respeitar o próximo

Para ser fácil entender as cores da bandeira, basta respeitar o próximo

A confusão entre os conceitos de sexualidade e identidade de gênero pode produzir equívocos no tratamento dado a determinadas pessoas. Para ajudar a esclarecer e a desmistificar certos grupos.

Antes, no entanto, é preciso ter claro que:

– Gênero: refere-se ao que foi socialmente construído a respeito de ser masculino ou feminino. É independente do sexo biológico e suas definições são mutáveis. Os conceitos de gênero podem sofrer alterações com o passar do tempo.

– Sexualidade: refere-se ao desejo, à afetividade e à vontade de se relacionar intimamente com outras pessoas. Geralmente, é descoberta entre a infância e o início da adolescência, mas pode ser bloqueada, negada ou ignorada por conta de discriminação.

* Consultoria: Eduardo Peret, jornalista, escritor e doutorando em sociologia no IFCS-UFRJ (Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro); Alexandre Saadeh, especialista em sexualidade humana e psiquiatra do Ambulatório de Transtorno de Identidade de Gênero e Orientação Sexual do Hospital das Clínicas, em São Paulo; Julio Moreira, diretor sociocultural do Grupo Arco-Íris de conscientização homossexual, do Rio de Janeiro; Leonardo Pessanha, coordenador no núcleo de pesquisa do Ibrat (Instituto Brasileiro de Transmasculinidade); Jorge Leite Junior, professor de sociologia da Ufscar (Universidade Federal de São Carlos).

Homossexual

Pessoas que sentem atração sexual e/ou física pelo mesmo sexo. O termo se refere à orientação sexual e não “opção sexual”.

Bissexual

Pessoas que sentem atração sexual e/ou física por homens e mulheres. Essa orientação sexual não significa que o indivíduo tenha de expressar o desejo por ambos os gêneros simultaneamente.

Gay

Homem que sente atração sexual e/ou física por outros homens. O termo se refere à orientação sexual.

Lésbica

Mulher que sente atração sexual e/ou física por outras mulheres. O termo se refere à orientação sexual.

T-Lover

Pessoas que sentem desejo sexual especificamente por travestis, mas não são homossexuais. Os especialistas os classificam como uma subcategoria da heterossexualidade.

Cisgênero

Pessoa cuja identidade de gênero se identifica com o sexo biológico.

Transexual

É o oposto ao cisgênero, ou seja, o indivíduo não se identifica com o gênero ao qual foi designado ao nascer. Isso inclui –ou não– aceitar a própria genitália. É usado mais medicamente para explicar a categoria. A pessoa transexual não precisa ter feito a cirurgia de readequação de gênero. Pessoas transexuais preferem que se refiram a elas como “trans”.

Transgênero

Assim como transexual, o termo se refere às pessoas que não se identificam com o gênero atribuído a elas no nascimento. De acordo com os especialistas, é a palavra universal de identificação para pessoas “trans” e também não está necessariamente ligada à cirurgia de readequação de gênero. Pessoas transgêneras preferem que se refiram a elas como “trans”.

Travesti

A palavra se refere às pessoas que possuem uma identidade de gênero diferente da do sexo determinado ao nascer. Em sua maioria, são homens e procuram modificar o corpo para expressar a identidade de gênero feminina. Entretanto, preferem manter a genitália masculina intacta.

Crossdresser

O termo originou-se do fetiche que alguns homens têm de se vestir como mulher para satisfazer uma fantasia sexual. Os crossdressers usam ocasionalmente roupas do gênero oposto, mas não fazem modificações físicas permanentes.

Drag queen

Aplica-se ao homem que se monta como uma mulher para fins artísticos –às vezes, para imitar uma personagem famosa. O termo não está associado à orientação sexual.

Drag king

Aplica-se à mulher que usa roupas associadas ao gênero masculino para fins artísticos, mas é menos comum que a drag queen. O termo não está associado à orientação sexual.

Intersexual

O termo é utilizado para definir o indivíduo que tem características sexuais femininas e masculinas –genitália e aparelho reprodutor. A palavra substituiu o antigo termo hermafrodita.

Andrógino

Refere-se à expressão simultânea de gêneros. É comum que a pessoa andrógina se vista com roupas consideradas unissex e use cortes de cabelo e acessórios que dificultem a identificação de um gênero específico. Essa categoria não está associada à orientação sexual.
PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost