Irmãos Caruso: 30 anos de sátira

2015-848032164-show-1-2.jpg_20150910Eles não livram a cara de ninguém. No espetáculo “30 anos de democracia: Que país é este?” — um combo de show, disco e exposição que reestreou esta semana no Solar de Botafogo, e segue em cartaz até o dia 4 de outubro — os irmãos gêmeos e cartunistas Chico e Paulo Caruso passam a limpo todos os principais personagens da história política nacional das últimas três décadas.

Para isso, fazem uma adaptação ainda mais corrosiva das críticas já realizadas em seus desenhos, nos principais veículos do Brasil, para a linguagem musical e teatral.

— Nunca fizemos um show tão tenso e atual como este. Graças ao profícuo trabalho do PT, hoje todo mundo conhece o vocabulário da corrupção: suborno, delação, impeachment. E agora estamos ensaiando, é a grande diferença. Estamos melhorando a olhos vistos! — brinca Chico Caruso, colunista do GLOBO.

Políticos, empresários, ninguém escapa: a música “Bom é ser presidente”, por exemplo, feita originalmente para “homenagear” Sarney, nesta temporada foi adaptada para outros quatro presidentes — e no esquete, o elemento cênico mais importante é um simples pente.

Se em dado momento serve para representar José Sarney, em outro é usado para pentear um topete imaginário que transforma-se numa referência a Fernando Collor de Mello; depois, o mesmo objeto “desfia” a cabeleira e transforma-se numa alusão a Itamar Franco, que na sequência dá vez a novas piadas sobre Fernando Henrique Cardoso.

— Compomos também a “Marcha da delação premiada”, com uma coreografia especial para mãos algemadas, para que as pessoas usem no próximo carnaval. E há um número especial sobre Eike Batista — antecipa Chico.

Ele se diverte observando as diferenças de reação do público de acordo com a faixa etária.

— É curioso, como os mais novos têm pouca memória de quem foi Sarney, por exemplo, não riem tanto nessas horas, mas os mais velhos se deleitam. Mas quando fazemos piadas com personagens mais atuais, como a Dilma, são os mais jovens que se divertem mais. A plateia vai à loucura.

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost