19 de abril de 2024

Ministério da Cultura inaugura Casa Brasil em Angola

angolabrasilNo dia da independência do Brasil, segunda-feira (7), o ministro da Cultura, Juca Ferreira, participou da inauguração do Centro Cultural Brasil-Angola, no país africano. A sede fica no antigo Grande Hotel Luanda, prédio histórico na região central da cidade.

O edifício, construído em 1910, foi totalmente reformado e cedido pelo governo angolano para abrigar o centro cultural que vai “reforçar a amizade e a cooperação entre os dois países irmãos”, como disse na ocasião a ministra da cultura de Angola, Rosa Maria Cruz e Silva.

Juca e uma comitiva do Ministério da Cultura (MinC) chegaram ao País no domingo (6) e até a sexta-feira (11) o grupo cumprirá uma série de compromissos em Luanda, capital angolana, e, posteriormente, também em Moçambique.

A Casa Brasil conta com anfiteatro, biblioteca, espaço de exposições, salas de reuniões e de formação e restaurante. Além da abertura do centro, o ministro participará, nesta terça-feira (8), no local, de uma roda de conversa com produtores e artistas locais.

A atividade faz parte de uma estratégia da atual gestão do MinC de fortalecer a participação social na discussão de temas culturais relevantes e na produção de políticas públicas do setor.

O ministro Juca Ferreira disse que a contribuição de Angola na formação do Brasil se deu em todos os campos da cultura e ajudou a construir a nossa singularidade. “Precisamos nos aproximar mais, pensar grande, para nos colocarmos com mais força no cenário global”.

Além de Rosa Maria Cruz e Silva, a comitiva brasileira também foi recepcionada pelo embaixador do Brasil em Angola, Norton Andrade Mello Rapesta, para tratar de temas como desenvolvimento conjunto de atividades culturais em Angola, incluindo as comemorações dos 40 anos de independência do país.

Show Kalunga

Além da inauguração da Casa Brasil em Luanda, na noite de 7 de setembro foi realizada a segunda edição do show Kalunga, que inaugurou o teatro do centro cultural.

O evento para a capital angolana apresentou uma nova versão da memorável turnê realizada há 35 anos a convite do poeta Agostinho Neto e que contou com nomes como Chico Buarque, Dorival Caymmi e João Nogueira, além de outros 60 artistas brasileiros.

O Kalunga II – espetáculo organizado pela embaixada do Brasil em Angola – reapresentou artistas como Martinho da Vila, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Francis e Olívia Hime e trouxe outros como Ney Lopes, Mart’nália e Yamandu Costa.

A alegria que se expressou no palco contagiou a plateia, que reuniu cerca de 200 pessoas, encantadas por um repertório repleto de referências poéticas e sonoras ao amor compartilhado por brasileiros e angolanos.

Moçambique

A comitiva do MinC e o ministro Juca Ferreira irão para Moçambique na quarta-feira (9). No país, o ministro se reunirá com o embaixador do Brasil, Rodrigo de Lima Baena Soares, com o objetivo de desenvolver atividades culturais integradas de intercâmbio cultural, sobretudo por meio do Centro Cultural José Aparecido de Oliveira.

Na programação, também está prevista reunião com o ministro moçambicano da Cultura e Turismo, Silva Armando Dunduro, para intensificar o intercâmbio cultural entre os dois países.

Outro ponto de destaque é uma visita ao Instituto Nacional de Audiovisual e Cinema da cidade (Inac), programada para a quinta-feira (10). O setor audiovisual obteve grande avanço no âmbito da cooperação bilateral.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost