Rio Branco, Acre,


Ministro Eduargo Braga determina urgência para normalizar energia no Acre

“Já determinei à Eletrobras que resolva de imediato o funcionamento da Termonorte", disse Braga

Ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga
Ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, solicitou aos órgãos do setor elétrico que acelerem as análises e as providências relativas às quedas de energia ocorridas dos últimos dias, no Acre e Rondônia, para que a solução seja implantada com a urgência que o caso requer.

No fim da tarde desta terça-feira (22), o ministro recebeu em audiência o senador Valdir Raupp (PMDB-RO), que tratou do assunto, e informou sobre as providências que havia requisitado. O diagnóstico preliminar é de instabilidade na rede de transmissão, e não escassez de geração de eletricidade, pois as usinas em Rondônia geram muito mais energia do que o Estado necessita.

PUBLICIDADE

Apesar disso, uma das hipóteses técnicas levantadas é a de que uma eventual geração local poderia ser utilizada para dar mais estabilidade ao sistema, enquanto o diagnóstico definitivo está em andamento. Essa geração deverá ser fornecida pela usina termelétrica Termonorte, localizada em Porto Velho (RO).

“Já determinei à Eletrobras que resolva de imediato o funcionamento da Termonorte, já solicitei à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que dialogue com o Operador Nacional do Sistema (ONS) e com os agentes do sistema para ter um diagnóstico preciso do problema. E solicitei ao ONS que implemente as soluções emergenciais e as estruturais, para normalizar o atendimento à população”, afirmou Braga.

Com informações do Ministério de Minas e Energia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste portal. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Comentários

comentários


Recomendado para você

Últimas Notícias

Scroll Up