19 de abril de 2024

Passa de 500 mil número de migrantes que entraram na UE

imigracaoMais de meio milhão de migrantes cruzaram as fronteiras da União Europeia (UE) desde o início do ano, quase o dobro dos 280 mil contabilizados ao longo de 2014, informou hoje a agência europeia de controle de fronteiras (Frontex).

“Mais de 500 mil migrantes foram detectados em fronteiras europeias nos primeiros oito meses deste ano, depois de em agosto ter sido registado o quinto recorde consecutivo, com 156 mil pessoas atravessando fronteiras europeias”, lê-se num comunicado da Frontex.

O texto informa que, em todo o ano de 2014, o número de migrantes registado chegou a 280 mil.

A agência pondera que alguns dos migrantes podem ter sido contados duas vezes, pois “um grande número de pessoas vistas na fronteira entre a Sérvia e a Hungria já tinham sido recenseadas na chegada à Grécia, provenientes da Turquia, algumas semanas antes”.

As ilhas gregas também registaram em agosto um recorde de chegadas, com 88 mil pessoas, 11 vezes mais que no mesmo mês de 2014. Cerca de três quartos dessas pessoas eram sírios.

Devido à “intensa pressão migratória”, o diretor da Frontex, Fabrice Leggeri, afirma no comunicado ter proposto às autoridades gregas pessoal suplementar para ajudar no registo dos migrantes nas ilhas de Lesbos e Kos, “particularmente atingidas”.

“Os migrantes que chegam à Turquia falam de traficantes cada vez mais agressivos e cruéis, que ignoram o agravamento das condições meteorológicas e forçam os migrantes a subir a bordo de botes sobrelotadas para retirarem o maior lucro de cada viagem”, afirma a agência.

“Um grande número de migrantes que chega à Grécia segue para a Hungria, onde o número [de migrantes] registado na fronteira com a Sérvia se multiplicou por 20, atingindo os 52 mil em agosto e perfazendo um total de mais de 155 mil desde o início do ano”, informa o documento.

A Itália, em contrapartida, recebeu 13 mil migrantes em agosto, cerca de metade do número registado em agosto de 2014. A maioria desses migrantes é oriunda da Eritreia e de vários países subsaarianos e parte para a Europa da Líbia, mas há um número crescente de migrantes provenientes da Turquia.

Desde o início do ano, 106 mil migrantes foram socorridos no Mediterrâneo central, menos 6% que no mesmo período do ano passado. A maioria dos salvamentos ocorreu mais perto da costa da Líbia do que das fronteiras europeias.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost