25 de abril de 2024

Semana Yawa inicia nesta terça-feira no Via Verde Shopping

Entre 1 e 7 de setembro, acontece no Via Verde Shopping, a Semana Yawa. O evento tem como objetivo promover a cultura e o artesanato das mulheres do Povo Yawanawá, com o lançamento da marca RAUTIHU e também lançar em Rio Branco, no Acre, a Matriz Brasileira de Serviços Ecossistêmicos, publicada pelo Forest Trends.

No Ritual de abertura haverá rodas de conversa sobre a Matriz Brasileira de Serviços Ecossistêmicos e sobre o Manual Tupi-Mondé, que são ferramentas que valorizam os recursos naturais e a sociobiodiversidade do Brasil.

Haverá ainda a apresentação do Coral de Mulheres Yawanawá e a venda de peças criadas e produzidas por elas, sob a grife RAUTIHU.

Sobre a RAUTIHU

RAUTIHU, na língua falada pelo povo Yawanawá, quer dizer ADORNO e esta foi a marca criada pelas mulheres para expressar sua cultura por meio do artesanato de miçangas.

Na Semana de 1 a 7 de setembro, uma Loja Conceito para comercializar peças da primeira coleção da marca, funcionará no Via Verde Shopping.

Durante 1 semana o público terá a oportunidade de conhecer o processo criativo das artesãs, seus cantos tradicionais, além de experimentar o uso da pintura corporal que será oferecida pelas mulheres.

Sobre o Manual Tupi Mondé

Com base nos valores culturais e socioambientais das cinco etnias no Corredor Tupi Mondé (localizado nos estados de Mato Grosso e Rondônia), a publicação tem por objetivo estimular a reflexão, a discussão e a troca de conhecimentos sobre as relações entre os povos e a natureza. Um dos principais propósitos do Manual é a inserção da temática nas escolas, espaço que pode e deve estimular a curiosidade, o senso crítico, o conhecimento, a valorização cultural e que, finalmente, tem o poder de transformar realidades, pois o futuro estará nas mãos das crianças e adolescentes.

Sendo a primeira publicação deste tipo no Brasil, com ênfase aos serviços ambientais, esta iniciativa vem inspirar e motivar outras etnias a também construírem seus próprios manuais e protocolos culturais, que contribuam para a conservação e que venham valorizar a sociobiodiversidade no Brasil.

Sobre a Matriz Brasileira de Serviços Ecossistêmicos

Cada vez mais as discussões nacionais e internacionais consideram o papel das florestas e de outros usos do solo como provedores de bens e serviços ambientais e na mitigação dos efeitos negativos da variabilidade e mudança climática regional. Consequentemente, incentivos econômicos e políticas públicas vem sendo criados para a conservação destes bens e serviços ambientais.

Ter uma noção clara do quadro geral destes incentivos e políticas públicas ainda é um desafio. Quais são as principais formas e categorias de pagamentos por serviços ambientais? Quais são as dimensões dessas  oportunidades/mercados? Quem são os envolvidos? Quais são os benefícios sociais? Como é possível avançar com estes instrumentos? Quais são as principais barreiras e oportunidades no futuro próximo?

Desde 2004 a Forest Trends vem mapeando esquemas de pagamentos e compensação por serviços ambientais para responder a essas e outras perguntas em uma iniciativa chamada Matriz Global. A Matriz ajuda a visualizar e acompanhar as tendências globais e regionais dos mercados de serviços ambientais. Recentemente uma versão da Matriz foi adaptada para o Brasil em virtude dos crescimentos destes mercados e respectivas políticas no país: a Matriz Brasileira de Serviços Ecossistêmicos.

O Estado do Acre

O Acre é uma referência internacional em políticas públicas de incentivos a serviços ambientais, visando à conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável.

Por meio do SISA, Sistema de Incentivos a Serviços Ambientais, o estado vem promovendo a implantação de uma estratégia de desenvolvimento baseada na floresta, na baixa emissão de gases do efeito estufa e alta inclusão social.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost