20 de abril de 2024

UHE Jirau recebe estudantes do Acre em busca de conhecimento sobre profissões

Estudantes das escolas Francisco Braga de Souza, Manoel Braz de Melo e Juarez Ibernon, localizadas nos municípios de Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves, no estado do Acre, visitaram a Usina Hidrelétrica Jirau no dia 4 de setembro. O grupo, que concluirá o ensino médio neste ano, está escolhendo qual profissão seguir.Edifício de controle na margem direita

A escolha feita entre as escolas de quem visitaria Jirau, foi por merecimento. “Somente aqueles alunos com as melhores notas da turma. O critério serve para motivar os demais a melhorarem o desempenho escolar”, explica o coordenador Administrativo da Escola Manoel Braz de Melo, Adalzirio Maciel.

O professor de Educação Física, Márcio Mota, destaca a vontade dos jovens em conhecer o empreendimento. Foram quase 1.050 km em uma viagem de mais de 17 horas. “As vantagens de adquirir conhecimento superam qualquer cansaço, principalmente para esse grupo que mora longe dos grandes centros, onde as perspectivas de futuro são tão limitadas”, ponderou.Explicação sobre o funcionamento das turbinas

A visita foi guiada pela equipe de Relações Institucionais da Energia Sustentável do Brasil (ESBR) e começou com uma apresentação sobre o funcionamento da UHE Jirau. Em seguida, o grupo esteve na sala de controle e na área de montagem das turbinas. O tour seguiu pelo vertedouro principal e de troncos e foi finalizado no refeitório, com almoço.

Os estudantes observaram os diversos setores de trabalho. “Percebi que não são apenas engenheiros que trabalham em uma hidrelétrica”, disse Bruno Cardoso, um dos alunos do grupo. “São muitos setores, isso abre um leque de oportunidade profissional”, avaliou.

Para Normando Lira, Relações Públicas da ESBR, “é gratificante quando as pessoas nos procuram para conhecer a UHE jirau, principalmente quando são jovens estudantes em busca de aprendizado”.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost