Uninorte celebra o Dia do Administrador e reconhece a importância da formação

Uninorte celebra o Dia do Administrador, 09 de setembro, lembrando que a ciência é a mais importante para o desenvolvimento das gestões públicas e privadas

Uninorte celebra o Dia do Administrador, 09 de setembro, lembrando que a ciência é a mais importante para o desenvolvimento das gestões públicas e privadas

Controle, análise e planejamento são atividades técnicas pertinentes a quem administra. Portanto, a ciência social aplicada de administrar é considerada o pilar de sustentação de toda e qualquer empresa, pública ou privada e garante o desenvolvimento das sociedade.

No dia 9 de setembro de 1965, com a sanção da Lei nº 4.769, o curso de Administração foi reconhecido no país. Com isso, também criado o Dia do Administrador. Há exatos 50 anos que a profissão foi regulamentada no Brasil, dando mais força e respeito a um dos primeiros ofícios da terra.

Para entendermos a força do curso de Administração no cenário nacional, é ele que agrega o maior número de alunos matriculados no ensino superior. Conforme o Censo da Educação Superior elaborado pelo INEP no ano de 2011, encontravam-se matriculados 858.899 alunos nos cursos que formam futuros Administradores, os quais representam 13% do universo de alunos matriculados em Instituições de Educação Superior (IES) brasileiras, seguido do curso de Direito.

A Uninorte já formou 1.484 alunos em Administração. Muitos deles, empresários e gestores de sucesso em todo o Estado. Hoje, cursam Administração na instituição 388 futuros profissionais.   Visando congratular os acadêmicos e profissionais de Administração do Estado do Acre, a Uninorte realizou a Semana do Administrador em parceria com o Conselho Regional de Administração – CRA/AC e UFAC. Os dias 8 e 9 de setembro foram de palestras. Segundo o coordenador do Curso de Administração da Uninorte, Marcelo Ruiz, a semana teve por intuito comemorar o 50° aniversário da profissão. “Temos que festejar e deixar registrado o Dia do Administrador, pois é uma data que marca nossa profissão, cuja regulamentação alcançou meio século e chegar aos 50 anos de reconhecimento é para todo Administrador um motivo de grande orgulho. Mas, acredito que há muito a fazer com relação à profissão, pois ainda temos desafios que envolvem a importância que merece o Administrador e sua função. A sociedade precisa compreender melhor o papel determinante deste profissional para o desenvolvimento das empresas e do país”, afirma.

Com a presença de autoridades como Heloísa Pantoja, presidente da Escola do Servidor Público no Acre, que no ato representava o Governo do Estado, Claudio Ezequiel Passamani, secretário Municipal de Administração e Gestão de Pessoas, Administrador Gemil Salim de Abreu Júnior, diretor do Detran-Acre, Marcos Clay Lucio da Silva, diretor da Câmara de Relações Internacionais e Eventos e Conselheiro Federal do CRA/AC e Fábio Mendes Macedo, presidente do CRA/AC, professores, alunos e convidados participaram da palestra ‘Qualidade e Produtividade’, ministrada pelo Economista Carlos Alberto e realizada na Uninorte. No dia 09, Dia do Administrador, a UFAC foi o palco da palestra magna ‘Motivação e Comprometimento’ proferida pelo palestrante motivacional, nacionalmente reconhecido, Dalmir Sant’ Anna.

uninorteadm2

Para o coordenador do Curso de Administração da Uninorte, Marcelo Ruiz, as palestras foram essenciais para o crescimento dos acadêmicos. “Eu acredito que com os eventos da semana, e através das palestras que foram realizadas junto com o Conselho de Administração, os acadêmicos têm a possibilidade de conhecer mais das questões relacionadas à profissão. No entanto, a ideia também é fazer com que eles promovam discussões e debates acadêmicos incentivados pelas exposições”, garante.

As palestras de Damir Sant’ Anna têm por objetivo criar impacto significativo para resultados na mudança de comportamento e valorização das competências nas seguintes áreas: empreendedorismo, liderança, profissionalismo, trabalho em equipe e vendas. Sua apresentação foi contagiante, com efetiva participação do público e forte referencial teórico e prático que possibilitou a absorção de informações e o desenvolvimento do processo de aprendizagem, através do equilíbrio entre conhecimento, entusiasmo e interatividade. “Não adianta acreditar que vencer é sorte, não. Vencer é competência”. A frase do palestrante Dalmir Sant’ Anna marcou os presentes, que acreditam que a profissão do Administrador tem o poder de fazer as mudanças que o Brasil precisa. (Assessoria)

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Uninorte celebra o Dia do Administrador e reconhece a importância da formação