Amazon lança plataforma para venda exclusiva de produtos artesanais

amazonA Amazon entrou no setor de produtos artesanais na última quinta-feira (8), inaugurando um bazar online para arte e artesanato que tem como alvo direto um nicho crescente de mercado dominado pelo Etsy, com sede no Brooklyn.

O novo mercado, chamado Handmade(Feito à Mão) na Amazon, foi ao ar às 3h, horário do leste dos EUA, com uma lista de mais de 80 mil itens de cerca de 5.000 vendedores. O mercado permite que os artesãos vendam suas mercadorias –pense em abotoaduras de nogueira e bandeirolas de feltro– quase da mesma forma que faz o Etsy, que vem crescendo rápido.

Desde 2005, o mercado de artesanato do Etsy cresceu para US$ 2 bilhões (R$ 7,5 bilhões) por ano em vendas, mostrando que existe um mercado lucrativo para meias de tricô, móveis de luxo para animais de estimação e uma infinidade de outros produtos peculiares feitos à mão.

Agora a Amazon, a gigante do e-commerce com US$ 75 bilhões (R$ 281 bilhões) em vendas anuais, está visando uma fatia desse mercado. Desde maio, a Amazon tem enviado convites para artesãos, inclusive para os que estão no Etsy, perguntando se eles querem se candidatar a vender no Handmade.

O novo site, disse a Amazon, tem um ar totalmente diferente do resto de seu império.

“Você pode pensar nele como uma área sem fábricas, uma zona livre da produção em massa”, disse Peter Faricy, vice-presidente do Amazon Marketplace, que está supervisionando o Handmade.

“Pela primeira vez na Amazon teremos foto dos artesãos, um pequeno ícone do seu Estado de origem, de que país eles vêm”, disse ele. “Vamos lançar com uma experiência que é bem diferente. Os clientes vão perceber a diferença.”

O Handmade da Amazon é uma iniciativa da empresa para estender seu alcance a mais um setor do universo do e-commerce. Em março, a companhia com sede em Seattle inaugurou a Amazon Home Services, que conecta consumidores a profissionais que fazem tarefas como instalar torneiras de cozinha e montar televisores novos, entrando num mercado cada vez mais saturado atendido por empresas como Angie’s List, TaskRabbit e Thumbtack.

O novo mercado Handmade é um desafio de peso para o Etsy. E o clima está incerto desde que o site fez alterações nas regras de venda, permitindo que os vendedores terceirizem parte da fabricação de seus produtos. As mudanças deixaram alguns vendedores frustrados com o que eles acreditam ser uma traição às raízes artesanais do Etsy.

E embora as vendas do Etsy continuem indo bem, atingindo US$ 61,4 milhões (R$ 230 milhões) no trimestre mais recente, seus custos crescentes deram motivo para os investidores ficarem preocupados. O preço da ação da Etsy caiu para metade das alturas a que subiu pouco depois de sua oferta pública inicial, bastante falada, em abril. Em contrapartida, as ações da Amazon subiram quase 75% este ano, impulsionadas pelas fortes vendas, fazendo com que a companhia ultrapassasse o Wal-Mart e se tornasse a maior varejista do mundo por capitalização de mercado, valendo mais de US$ 250 bilhões (R$ 937 bilhões).

Aí entra a Amazon, que diz que está tomando o cuidado de avaliar as inscrições de vendedores para determinar se seus produtos são estritamente artesanais. Para se registrar, os artesãos devem fornecer detalhes do processo de fabricação, inclusive quais ferramentas e máquinas utilizam. Não é permitido terceirizar. (A Amazon convida os vendedores cujos produtos não se qualificam a se listarem no Amazon Marketplace, um serviço mais geral.)

Outra vantagem distinta que a Amazon vai oferecer é o alcance. Seus 285 milhões de contas ativas de usuários ultrapassam em muito os 22 milhões do Etsy, dando aos artesãos acesso a mais tráfego e clientes potenciais.

E a Amazon também está oferecendo apoio logístico aos seus vendedores, o que permite que eles enviem seus produtos, em lotes, para um dos muitos centros da companhia em todo o país. A Amazon, então, envia os produtos como parte do seu serviço Prime, que oferece aos membros o envio de um número ilimitado de encomendas por uma taxa anual.

A maioria dos vendedores provavelmente vai pagar à Amazon uma porcentagem maior de suas vendas em troca desse alcance, contudo. O Etsy cobra uma taxa de 20 centavos por item que um vendedor lista no site e deduz uma comissão de 3,5% sobre as vendas. Por enquanto, a Amazon não cobrará nenhuma taxa por anúncio, mas levará 12% nas vendas, o que, segundo ela, cobre todos os custos, inclusive o processamento do pagamento, o marketing e a proteção contra fraudes.

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