Um dos membros do setorial LGBT do PSOL de Uberlândia (MG), Daniel Henrique de Oliveira Silva, afirmou à ContilNet, que pressionará o PSOL nacional para que o presidente do diretório do partido em Cruzeiro do Sul, Bibiano Queiroz, seja expulso da sigla após ter declarado que não aceitará homossexuais nas fileiras do partido.
Daniel Henrique, que é estudante de mestrado e História e Gênero da Universidade Federal de Uberlândia e membro do PSOL, afirmou que apesar do assunto ainda não ter sido discutido dentro do partido, ele defenderá que haja punições a Bibiano pelo fato do acreano ter agido com preconceito.
“Acreditamos que suas ideologias não são condizentes com as do partido, que defende claramente as pautas LGBTs”, acrescentou.
LEIA MAIS:
Presidente do PSOL em Cruzeiro do Sul diz que não aceitará filiação de homossexuais
Em nota, a direção da executiva regional do PSOL no Acre também repudiou as declarações de Bibiano e afirmou que o ministro evangélico faz parte de um grupo que está isolado dentro do partido.
“Estas afirmações, as feitas por Bibiano, são de caráter pessoal e não representam o pensamento do conjunto do Partido no Estado do Acre, como também o Senhor que fez tais declarações não esta autorizado a falar em nome do partido pois o mesmo e recém filiado e não existe ainda um Diretório Municipal montado naquele Município”, diz a nota assinada pelo presidente regional do PSOL no Acre, Jamyr Rosas.
O presidente do PSOL no estado fala ainda em punições a Bibiano e ressaltou que o partido apoia a causa gay.
“O PSOL tem como bandeira de luta os direitos dos homossexuais, assim como dos demais seguimentos e grupos sociais. Por fim, defendemos o direito e a liberdade de cada cidadão e não aceitamos nenhum tipo de preconceito e descriminação, seja ele racial, religioso, de gênero ou orientação sexual”.
As declarações contra Bibiano Queiroz vieram um dia após o líder político e religioso declarar que o PSOL daquela cidade se declara contra a união civil de pessoas do mesmo sexo e que o partido não aceitará filiações de homossexuais.

