Com ônibus parado há mais de 2 meses, coleta de sangue do Hemocrare cai 30%

onibushemoacre

Ônibus do Hemoacre está há mais de 2 meses parado para manutenção/Foto: Charlton Lopes/ContilNet

Recolhido desde agosto em um pátio enquanto aguarda reforma, o ônibus do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre), única unidade móvel para coleta externa de sangue, provocou a redução em 30% do estoque do material. A agenda para interior foi cancelada. A unidade tem estoque baixo de sangue tipo O-.

Dos 5 aparelhos de ar condicionado, apenas um funciona. Fiações elétricas são expostas. O piso está solto, a janela estourada e carcaça depredada. A temperatura interna fica em torno de 40 graus. “Desde 2013 o Hemoacre solicita a reforma do ônibus”, declarou a gerente de assistência Elba Oliveira, informando que não existe previsão para entrega do veículo .

O Hemoacre é vinculado à Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre). Tem como missão ofertar serviços em hemoterapia e hematologia no estado, utilizando de processos de captação, coleta de sangue total, coleta por aférese, laboratório de sorologia, imunohematologia, controle de qualidade, hematologia, processamento e distribuição de hemocomponentes.

PUBLICIDADE