O delegado da Polícia Civil do Acre, Alcino Junior, preocupado com o pânico causado à população que busca informações pelas redes sociais sobre os incêndios em ônibus e carros em Rio Branco, alertou que grande parte das notícias veiculadas pelas redes sociais é considerada contrainformação que buscam aterrorizar a sociedade.
De acordo com o delegado, existiu somente ônibus que foram queimados, carros de passeios e um caminhão. Alcino informa ainda, que não houve qualquer tipo de ação relacionado a arrastão no conjunto Rui Lino, incêndio em colégios ou faculdades como estão sendo repassados em redes sociais.
“Estamos com as equipes da Polícia Civil em parceria com a Polícia Militar nas ruas e estamos fechando o cerco contra esse tipo de ação realizada por indivíduos ligados aos dois homens que morrem ao assaltar a clínica médica em Rio Branco. O terceiro suspeito de participar do assalto já foi pego no velório de um deles e estamos seguindo com a operação em busca dos participantes dos incêndios em ônibus e veículos”, esclarece Alcino.
Nas redes sociais, as informações são que no Conjunto Rui Lino aconteceu uma espécie de arrastão a casas e populares que passavam pela rua, realizado por homens com terçado, facas e armas de fogo. Outra contrainformação e negada pela polícia é que jovens teriam sido mortos a tiro na frente de escolas. Além de notícias que o colégio Barão do Rio Branco estaria sendo incendiado por bandidos.
Todas as informações foram negadas pelas autoridades de Segurança Pública e as únicas informações procedentes são de que oito veículos foram incendiados, sendo cinco ônibus, um caminhão, três carros de passeio e uma camionete.
O alerta a população é que só acredite em informações divulgadas pela imprensa e informações em redes sociais que estiverem com vídeo ou fotos apresentando o fato. Informação importante é que fotos de ônibus incendiados na segunda-feira (5) estão sendo usados por divulgadores como se estivesse ocorrendo no momento da divulgação.
O delegado Alcino pediu que a população tivesse calma, pois os trabalhos para combater a criminalidade estão sendo realizados.