25 de abril de 2024

Encontro histórico marca 30 anos do I Encontro Nacional de Seringueiros da Amazônia

Entre os participantes, estavam o senador Jorge Viana, que era aluno de Engenharia Florestal da UnB na época da realização do encontro.

Entre os participantes, estavam o senador Jorge Viana, que era aluno de Engenharia Florestal da UnB na época da realização do encontro

Lideranças comunitárias, parlamentares da Amazônia, professores, gestores e representantes de comunidades extrativistas se reuniram nesta quinta-feira (15) na Universidade de Brasília (UnB) para celebrar os 30 anos do I Encontro Nacional de Seringueiros. O local do evento não poderia ser mais apropriado: a Praça Chico Mendes. A própria universidade brasiliense foi o palco do primeiro encontro, em outubro de 1985, que resultou na criação do Conselho Nacional de Seringueiros (CNS), entidade que luta até hoje pelos direitos dos povos extrativistas do país.

Entre os participantes, estavam o senador Jorge Viana, que era aluno de Engenharia Florestal da UnB na época da realização do encontro. “Eu tive o privilégio de ter participado daqueles dias, de ter ouvido, de ter presenciado o nascimento do Conselho Nacional de Seringueiros. Para mim, é uma honra muito grande estar aqui, ver que, do ponto de vista do movimento, as ideias e os sonhos do Chico Mendes estão muito presentes, são muito vivas e são parte das prioridades da luta desse povo que sofre, mas que segue lutando na Amazônia brasileira”, declarou.

Também participaram do ato de homenagem os deputados federais do Acre Raimundo Angelim, Léo de Brito e Sibá Machado; o ex-senador Anibal Diniz; o reitor da Universidade de Brasília, Ivan Camargo; o presidente do Conselho Nacional de Seringueiros, Joaquim Belo; entre outras pessoas que fizeram e continuam fazendo parte dessa história.

Entre as falas que marcaram a abertura do evento, o seringueiro Raimundo Mendes, o Raimundão, da Reserva Extrativista Chico Mendes, lembrou que muitos dos desafios do passado foram vencidos com luta e apoio de governos que tiveram uma preocupação com os povos da floresta.

“O seringueiro de ontem era explorado, não tinha acesso à educação, a nenhum benefício do estado e do município. Eu nasci nessas condições. Chico Mendes, que foi nossa liderança maior na região do Acre, também nasceu nessas condições assim como milhares de outros seringueiros que nasceram na floresta. O seringueiro de hoje é liberto, é organizado em associações e cooperativas, seu produto é valorizado. Nossos produtos recebem subsídio do estado e são valorizados. Nossos filhos estudam e se nós, pais, também quisermos estudar é possível porque tem escolas em todos os seringais”, destacou ele.

Ativo Econômico

Para Jorge Viana, o grande desafio para as próximas décadas continua sendo promover a valorização da floresta e o que ela representa para a economia do país. “Me sinto orgulhoso de ter ajudado de alguma maneira essa história seguir em frente. Seja como relator do novo Código Florestal ou da Lei de Acesso à Biodiversidade, que é talvez o maior passo que a gente dá para alcançar aquilo que o Chico Mendes mais queria: a valorização da nossa floresta como ativo econômico”.

Joaquim Belo, coordenador do CNS, ressaltou que a Amazônia precisa ser fortalecida. Não só por causa da floresta que preserva, mas pelas pessoas que vivem nela. “A cartografia social mostra que somos uma média de 4,5 milhões de famílias. A Amazônia tem um papel muito importante e zelar e cuidar dela é fundamental. Enquanto para muita gente é uma causa, para nós é nossa vida porque moramos lá”. (Assessoria)

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost