25 de abril de 2024

Exclusivo: “Ronda nunca enfrentou uma atleta como eu”, diz Cyborg

Aos 30 anos, a curitibana Cristiane Justino carrega até hoje o apelido de Cyborg por conta de seu ex-marido, o também lutador Evangelisa dos Santos, o Cyborg. Mesmo com o fim do relacionamento, a lutadora seguiu com o apelido. E seguiu em alta no MMA profissional. Hoje, ela tem 14 vitórias (sendo 12 por nocaute), uma derrota e uma luta sem resultado no cartel. A paranaense é ex-campeã dos penas no Strikeforce e atual dona do cinturão da categoria no Invicta FC (evento de MMA exclusivo para mulheres).

Sem data para enfrentar Ronda – elas são de categorias de peso diferentes e, para lutarem, Cyborg terá de chegar aos 61kg do peso galo -, Cyborg conversou com o Torcedores.com e falou sobre o contrato que já tem com o UFC e a possível luta contra Ronda, entre outros assuntos. Confira:

Torcedores.com: Já há data, local e adversária definida para a próxima luta no Invicta FC? Esta luta será, de fato, no peso casado de 63,5kg como já foi anunciado ou será ainda pelo peso pena?
Cris Cyborg: Acredito que minha próxima luta seja em dezembro. Não tenho adversária em vista. Estou aguardando o Invicta FC entrar em contato.

Muito se fala de sua descida para o peso galo e uma futura luta contra Ronda Rousey. Isso está, de fato, nos seus planos ou é apenas especulação?
Todos querem assistir esta luta O meu próxima passo para ficar mais perto de fazer esa luta acontecer é estar cinco libras (cerca de 2kg) abaixo da minha categoria (66kg). Vai ser um grande desafio.

Você é classificada como a lutadora ideal para vencer Ronda Rousey. Como você acha que seria um combate entre vocês? Quais seriam seus pontos fortes para anular o jogo de Ronda e quais os aspectos do jogo da americana que você se preocuparia mais?
Ronda Rousey é uma grande atleta, tem muitas qualidades, está aprimorando seu jogo no MMA. Mas acredito que ela nunca enfrentou uma atleta como eu.
Como posso dizer como vai ser essa luta? Uma guerra!

Recentemente você publicou um desabafo nas redes sociais contra o bullying, citando nominalmente Ronda e o presidente do UFC, Dana White. Você teme que isso possa impedir futuramente uma possível luta entre você e Ronda no UFC? Qual é sua relação hoje com Dana e Ronda?
Acredito que não, os fãs querem esta luta. Acredito que o UFC tem interesse de fazer o que os fãs querem, pois eles são os pagantes e fazem o evento crescer.

E continuo não concordando com as atitudes que Dana e Ronda têm com a minha pessoa. Acredito que foram totalmente bullying. Para promover uma luta você não precisa desmerecer ou ridicularizar um atleta. Esse é o meu ponto de vista, mas cada um tem suas próprias
atitudes, livre-arbítrio, mas não podemos esquecer das consequências.

Já foi divulgado que você tem um contrato com o UFC. Como funciona? Para quantas lutas e partir de quando?
Sim, meu contrato está assinado com o UFC na minha categoria (66kg), mas como no UFC não tem minha categoria luto no invicta FC, com a oportunidade de lutar na categoria que tiver no UFC.

Na sua opinião, por que o UFC não criou e não planeja criar a categoria do peso pena, como existia no Strikeforce?
Não entendo o porquê de não ter a minha categoria. Mas fico feliz que temos outros eventos como o Bellator, o novo evento no Japão (Rizin Fighting Federation) e é claro, o Invicta FC, evento que sou campeã, continuam tendo minha categoria.

Você luta e já lutou grandes eventos fora do UFC. Você acredita que lutadores fora do UFC são vistos de forma diferente, como se não estivessem “à altura” do evento?
Eu nunca me importar com os eventos que irei ou que já lutei eu sempre foquei em fazer ótimas lutar o meu melhor. E com certeza grandes oportunidades aparecem. Não importa aonde você está o que importa quem você é.

Muita gente duvida que você possa chegar aos 61kg exigidos pelo peso galo. Como será a estratégia para chegar a essa marca? Fora do período de lutas, quanto você pesa normalmente?
Meu foco nesse momento é a minha próxima luta no peso casado.

Para você, como funciona o corte de peso? É desidratação, perda de gordura, como funciona e por quanto tempo é feito o trabalho? Já teve problemas com o corte de peso?
Muito treino, dieta e, se for necessário, desidratar. Treinamento e dieta são feitos em um período longo antes da luta. Desidratação é feita dias antes.

Recentemente, você participou de um filme com as também lutadoras Miesha Tate e Holly Holm. Como foi a experiência? Planeja continuar participando de filmes?
Participar da gravações do filme com a Miesha, Holm e outros atletas foi uma experiência incrível. Estou muito ansiosa para assistir.

Você já sofreu preconceito por ser lutadora?
Já sim. Mas por pessoas leigas, que não conhecem muito de MMA.No começo da minha carreira sim, mas hoje em dia está muito melhor.

Como foi seu início no mundo das lutas? Sempre quis ser lutadora?
Nunca quis ser lutadora. Sempre pratiquei esporte desde os meus 9 anos, heptatlo e handebol foram os esportes que vivi na minha adolescência. Conheci o MMA aos meus 19 anos, quando estava na faculdade.

Foi um convite de um integrante da academia Chute Boxe, Jorginho Karan, que me olhou jogando handebol e profetizou que eu tinha tudo para ser uma grande lutadora de MMA. Eu nunca imaginei ser lutadora.

Fora do período de lutas como é sua rotina? Onde vive, quanto tempo treina, como divide os treinamentos?
Treino todos os dias da semana. Nas quartas-feiras eu treino meio período. E aos finais de semana, dependendo como foi a semana, ou faço yoga ou trilha.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost