Ícone do site ContilNet Notícias

Hospital do Câncer fecha sala de emergência por falta de médicos, denuncia deputada

Por Gina Menezes, da Contilnet

hospitalcancer

Sala de emergência do HC foi fechada, denuncia deputada

A líder do PMDB na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Eliane Sinhasique, utilizou sua página pessoal no Facebook, na tarde desta segunda-feira (5), para denunciar que o Hospital do Câncer do Acre fechou a sala de emergência desde a última sexta-feira (3).

A parlamentar denunciou que não há médicos em número suficiente para atender em outros setores e ainda dar conta do atendimento de emergência.

Eliane afirmou à reportagem da ContilNet que o clima no Hospital do Câncer é de apreensão entre os servidores e que os pacientes remanecentes do setor de emergência foram enviados para o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

“A sala de emergência fechou. Eles dizem que não há médicos em número suficiente para dar conta do setor, pois é preciso que fique um médido 24 horas na emergência, haja vista que os pacientes se encontram em estado grave e de atendimento urgente”, declarou.

Sinhasique divulga imagens da sala de emergência do HC interditada/Foto: Reprodução

Sinhasique disse, ainda, que um dos médicos especialistas em câncer de mama, Antônio Vendete, pediu demissão do quadro da Secretaria de Saúde do Acre. A deputada classificou a situação como caótica e pediu providências.

“É o caos. Se não há oncologista para atender dentro do Hospital do Câncer o que nos garante que estes pacientes em estado de emergência serão atendidos no Pronto Socorro e Upas. até porque médicos especialistas atendem nestas unidades apenas em regime de sobreaviso”, disse.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde do Estado para obter maiores informações sobre o assunto, mas até o fechamento desta edição ainda não havia obtido retorno.

O líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre, deputado Daniel Zen, afirmou que, em contato com o secretário de Saúde, Armando Melo, confirmou algumas mudanças no Hospital do Câncer, incluindo o remanejamento de pacientes. Ele ressaltou que será convocada uma entrevista coletiva para esclarecer o assunto.

“Eles estão reunidos neste momento para falar sobre o assunto. Amanhã por volta das 9 horas haverá uma coletiva”.

Sair da versão mobile