Ícone do site ContilNet Notícias

Marechal Thaumaturgo é primeiro município a incluir todas as famílias no CadÚnico

Por Jorge Natal, da Contilnet

Marechal Thaumaturgo é o primeiro município acreano a ter todas as famílias incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais, o CadÚnico. Os técnicos querem estar com 100% dessas pessoas recebendo o programa Bolsa Família, o que, segundo eles, elevaria o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). “Estamos felizes porque estamos levando cidadania para aqueles mais necessitados”, declarou a secretária de Assistência Social do Município, Maria Rosineide Lima Bezerra.

O cadastro funciona como um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda. É utilizado, obrigatoriamente, para a seleção de beneficiários e para integração de programas sociais. O cadastramento é executado pelos municípios por meio da coleta de dados das famílias de baixa renda.

O CadÚnico é constituído por sua base de dados, instrumentos, procedimentos e sistemas eletrônicos. Sua base de informações pode ser usada pelos governos municipal, estadual e federal para obter o diagnóstico socioeconômico das famílias cadastradas. Dessa forma, o registro possibilita a análise das principais necessidades das famílias e auxilia o poder público na formulação e gestão de políticas voltadas a esse segmento da população.

Os cadastros são processados pelo agente operador do cadastro único, a Caixa, que é responsável por atribuir a cada pessoa da família cadastrada um Número de Identificação Social (NIS) de caráter único, pessoal e intransferível. Por meio do NIS, os executores poderão localizar as pessoas cadastradas, atualizar dados do cadastro, verificar a situação do benefício, caso exista, e realizar as ações de gestão de benefícios.

Sair da versão mobile