Ministério Público se veste de rosa em campanha de combate ao câncer de mama

rosa

Servidores do MPE apoiam campanha/Foto: Ascom MPE

Com o intuito de contribuir para a sensibilização da sociedade e, em especial, das mulheres, a respeito da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) aderiu à Campanha Outubro Rosa’, realizada anualmente em vários países. O apoio à ação teve seu ‘Dia D’ hoje, quando membros e servidores se vestiram de rosa.

Em Rio Branco, o prédio da Procuradoria-Geral de Justiça do Acre estará com iluminação especial em cor-de-rosa durante todo o mês de outubro, além de membros e servidores que estão usando laços que simbolizam mundialmente a luta contra o câncer de mama.

A servidora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude (CAODIJ), Naiane Furtado, ressaltou sobre a importância da conscientização, destacando que a prevenção ainda é o melhor remédio.

“Devemos conhecer o nosso corpo em todos os detalhes, pois se houver algo errado, perceberemos no início, o que facilitará o tratamento, dando maiores possibilidades de cura. Prevenção ainda é o melhor remédio”, disse.

Dados

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não-melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano.

O câncer de mama também acomete homens, porém, é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. O servidor da Promotoria Especializada de Habitação e Urbanismo, Luciano Freire de Carvalho, salientou que ainda faltam mais políticas públicas para uma melhor assimilação do autoexame.

“Todos nós conhecemos mulheres, sejam mães, namoradas, esposas ou amigas. A mulher faz parte da nossa vida. Porém, acho que ainda faltam mais políticas públicas para uma melhor assimilação do autoexame. Isso contribuiria para um melhor conhecimento sobre o câncer de mama por parte de toda mulher, tendo em vista a necessidade de se diagnosticar a tempo, evitando um possível problema de saúde e, consequentemente, buscar um tratamento”, enfatiza.

Em 2015, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), para o Brasil, são esperados 57.120 novos casos de câncer de mama. A servidora da Diretoria de Planejamento e Gestão Estratégica, Paula Augusta de Barros Onety, enfatizou que a campanha é uma excelente iniciativa para conscientizar todas as pessoas sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. “Por isso, escolher um dia para usar a cor rosa funciona como uma maneira de buscar o engajamento de todos nesse processo de conscientização”, enfatizou.

O procurador-geral de Justiça do Acre, Oswaldo D’Albuquerque, disse que é preciso cuidar do maior bem que se pode ter em vida que é a saúde. “Não é possível ver os números aumentarem e não fazer nada. A taxa de mortalidade por câncer de mama ajustada pela população mundial apresenta uma curva ascendente e representa a primeira causa de morte por câncer na população feminina brasileira. Aqui no MPAC, onde mais de 50% dos servidores são mulheres, é importante que todos estejam informados sobre o assunto”, ressaltou.​ (Ascom MP)

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost