O realismo fantástico da Biblioteca da Floresta

Chega de contar historinhas para crianças; é preciso torná-las capazes de ler, entender, buscar, avaliar e transformar essa experiência em nova informação e conhecimento. E foi por esse eixo que a Biblioteca da Floresta, instalada no Canal da Maternidade em 2007, imprimiu uma modalidade ousada e moderna em todo o seu ambiente.

IMG_20151023_112102104 IMG_20151023_112112555

Adotou o conceito de um cenário temático, ilustrado com gravuras e exposições, tanto de animais de várias espécies quanto de fotografia, além de histórias de líderes seringueiros, ecologistas e ribeirinhos, que deixaram suas marcas nos seringais durante os ‘empates’ com fazendeiros na tentativa de evitar queimadas e preservar o meio ambiente.

Um exemplo disso são as fotografias estampadas, em vários locais da biblioteca, do mais conceituado seringueiro e ecologista, Chico Mendes, conhecido internacionalmente por sua luta no combate às queimadas e na destruição da natureza.

Trata-se de uma forma de manter viva a sua memória, dos seringais e na reinsistência em manter a floresta em pé, objeto de cobiça principalmente por estrangeiros.

Além do incremento nos espaços de sociabilidade, que propicia o encontro de pessoas na busca de conhecimento diversificado, o ambiente mantém em suas prateleiras antifungos o tradicional acervo de livros, revistas e folders que mapeiam o perfil da biblioteca.

IMG_20151023_111833857 IMG_20151023_111939375

 

UM MERGULHO NO HABITAT DO SERINGUEIRO

Um dos espaços mais visitados da biblioteca temática é a casa do seringueiro que, para conseguir ser mais realista, só falta mesmo a lama em baixo do jirau, principal característica do habitat do seringueiro em sua “colocação”, adaptado em uma sala no segundo piso da Biblioteca da Floresta no Parque da Maternidade, centro de Rio Branco.

O ambiente, adaptado com os mínimos detalhes, retrata de forma real a casa de um seringueiro e seus costumes. Ali, só falta mesmo o cheiro da fumaça no fabrico do látex, que vai resultar nas pelas de borrachas que seriam vendidos nos barracões e revestidos em meio de sobrevivência da família dos seringueiros.

IMG_20151023_112420289

É um pouco dessa história, com detalhes caprichosos, que a Biblioteca da Floresta reproduz há quase nove anos e que passa por revitalização para ganha maior frequência de visitantes, tanto do estado quanto de turistas.

Na casa do seringueiro estão, por exemplo, instrumentos utilizados na vida cotidiana dele como a poronga, que servia para iluminar sua caminhada durante a madrugada na colheita do látex, extraído gota a gota das seringueiras em tigelinhas de fland em alumínio.

IMG_20151023_112701994

Pelo resto da casa cercada de paxiúba estão espalhadas imagens de santos e calendários, principais características de família de seringueiros. O cheiro de fumaça é substituído pelo som da floresta, reproduzido pelo sistema da Rádio Difusora Acreana, por meio de um rádio na parede de todo bom seringueiro.

Entrar na Biblioteca da Floresta e seguir para o segundo piso é como se o visitante caminhasse na floresta ouvindo os seus próprios passos no esmagar das folhas secas espalhadas pelas estradas de seringais e varadouros. Na revitalização, o cenário também ganhou um fogão de barro que foi incrementado com uma lâmpada vermelha que passa a sensação de ser um brazeiro com um bule de alumínio e uma panela, além de outros instrumentos que caracteriza com nitidez a vivência dos povos da floresta.

IMG_20151023_112637453

 

Segue dicas e opção de lazer para o fim de semana

Fim de semana prolongado sugere várias opções de lazer e cultura, uma delas é o cinema em casa acompanhado da família.

A coluna sugere o filme Tudo Pelo Poder disponível na Thenny Vídeo Center no Bosque, telefone 3224-7371 que retrata a saga do jovem Stephen (Rya Gosling), um idealista.

Dedicado obsessivo e apaixonado por política, trabalha como assessor de imprensa de Mike Morris (George Clonney), governador democrata, candidato a corrida presidencial nos Estados Unidos.

Na briga contra o staff dos outros candidatos trava-se um intenso jogo de poder, onde a sujeira não vai para debaixo do tapete e sim para os noticiários. Vale a pena ver.

*

E, neste feriado prolongado, não deixe de visitar a Livraria Paim na Rua Rio Grande do Sul próximo ao Sebrae, telefone 3224-3432 e escolher o gênero de sua preferência. A Paim, uma das pioneiras do Acre, dispõe de um acervo monumental, além do espaço para leitura de jornais, revistas e livros. É sempre bom universalizar o conhecimento.

*

Os integrantes das bandas Euphônicos e Os Descordantes estão nos últimos preparativos para a 3ª edição do Luau, que será realizado na Vila Bruzugu ao lado do campo do Vasco.

O evento começa às 22h e vai até altas horas, encerrando-se com o grupo de samba Deixa Clarear, nome bem sugestivo para os amantes desse gênero musical. Esta 3ª e última edição deste ano terá a participação do músico pernambucano Bruno Souto e tem por finalidade valorizar a música autoral produzida no Acre. Cola lá, galera!

12109290_926115670803431_4815858035347096574_n

*

Os barzinhos da cidade também são ambientes atrativos em dias de folga, tanto para os acreanos quanto para os turistas. O Bar e Restaurante O Paço, no Canal da Maternidade, é um dos melhores pontos para visualizar a beleza da cidade e que concentra o maior número de pessoas em datas festivas, por investir na qualidade da comida oferecida e nas diversas marcas de bebidas, sempre ao som de voz e violão de bandas locais.

*

O Emporium Pub é outro ambiente de grande movimentação nos fins de semana, que oferta o estilo de música voltada para o rock e abocanha a maior parte do público jovem. Localiza-se no canal da Maternidade próximo ao Paço, com bom atendimento e carta de bebidas variada.

*

Bem atrativo também é a Estância e Churrascaria Gaúcha, localizada ao lado do Posto de combustível Amapá no Segundo Distrito da cidade. Lá, o atendimento é de excelência e os traços na vestimenta dos atendentes nos remetem à cultura gaúcha com direito a vinhos e queijos, além de outras iguarias como a pizza com cobertura de banana com canela. Hummm…

*

Para os que apreciam a boa e saudável comida oriental, a coluna indica o Restaurante Delícias do Oriente, também localizado no Canal da Maternidade, em frente ao Paço. O ambiente é bem frequentado por manter o padrão japonês sem desvalorizar o sabor brasileiro. O preço é acessível e a cerveja é gelada.

*

O Bar e Restaurante das mangueiras, na Estrada Jarbas passarinho em frente ao conjunto habitacional Santa Cruz, oferece aos amantes da natureza a famosa buchada de carneiro, sarapatel, panelada, galinha caipira, rabada ao molho de tucupi, carne de sol e outras iguarias da culinária regional e cearense. A cerveja é geladíssima e o atendimento é de primeira linha. Algo bem sugestivo para quem prefere ambientes mais tranquilos.

*

Para quem prefere se deslocar da capital para o interior vale a pena conferir a Pousada dos Xapuris na princesinha do Acre, cidade histórica do ecologista e líder seringueiro Chico Mendes. A pousada fica no centro da cidade de Xapuri é decorada com objetos utilizados por seringueiros e ribeirinhos como um rádio na parede de paxiúba ilustrada com retratos e relatos de lutas e outros fragmentos bem típicos do caboclo e do seringueiro. O local é aprazível e oferece café da manhã com frutas tipicamente regional e sucos variados. Faça sua reserva pelo telefone (68) 9988-1155.

*

Não se esqueça de passar na Ótica Moderna, no centro da cidade em frente à antiga Rádio Capital, e adquirir os óculos que mais combinam com seu rosto e estilo. A loja possui uma linha completa de marcas exclusivas que ajudam a vestir bem e enxergar melhor sem perder a elegância. Passe lá e escolha o seu.

Comercial-10

*

E, como dançar faz bem à saúde e a mente, a Saudosa Maloca, na Avenida Getúlio Vargas próxima ao posto de Combustível Machado, mantém a tradição da casa com festas na sexta e no sábado. O local é agradável e, por lá, circulam pessoas de todas as classes sociais. Vá e dance até o raiar do dia.

*

Tem também a já tradicional seresta da Assincra – Associação dos funcionários do Incra, no bairro Aviário, às sextas-feiras com muita música romântica e dançante. O arrasta pé começa ás 22h e vai até a madrugada com ritmos variados, cerveja incrivelmente gelada e pessoas alegres e interessantes circulando pelo espaço amplo e agradável. Uma boa dica para quem gosta de dançar e paquerar.

 

REABILITAÇÃO ESPECIALIZADA NO ACRE

Em no máximo um mês, Rio Branco e todo Estado do Acre já podem contar com um dos mais modernos aparelhos em reabilitação e tratamento intensivo em fisioterapia e ganhos motores em pacientes que apresentam atraso no desenvolvimento motor. Trata-se de um aparelho de última geração, o TheraSuit, desenvolvido nos Estados Unidos por um casal de fisioterapeutas comprometidos no processo de reabilitação da filha.

1.TheraSuit
No Acre, os empresários Francisco Geison Moraes e Aurenilce Campos, proprietários da Clínica especializada em Reabilitação (CER), apostam no novo método e acreditam que o mesmo vai revolucionar o tratamento de fisioterapia e outras lesões neurológicas.

4.Clinica CER

A CER deu seus primeiros passos num ambiente pequeno na Silvestre Coelho em 1999 e hoje é referência em atendimento desenvolvido por uma equipe de 12 fisioterapeutas, neurologistas, psicólogos, nutricionistas, Terapia Ocupacional e fonoaudiologistas, estando, portanto, apta a competir em pé de igualdade com clínicas de grandes centros.

TheraSuit3
Seu local de funcionamento é na Rua Guiomard Santos nº 310 telefone 68-3224-6152, e por esforço e dedicação de seus gestores ganhou fama e atende atualmente cerca de 100 pacientes diariamente de segunda a sábado.

Na prática, a Clínica comemora seus 16 anos vendo o perfil de seus pacientes transformado. Quem consegue uma vaga na CER, seja para fisioterapia, terapia ocupacional ou outros procedimentos, costuma agarrar a oportunidade e desafiar suas limitações na árdua rotina de atividades.

Além de garantia e de bom atendimento, a clínica transformou-se em uma espécie de escola tanto para os profissionais com formação no estado, quanto para os que vêm do estrangeiro e de outros estados.

O atendimento na piscina é outra aposta dos empresários, a fim de manter o alto padrão de referência e qualidade no atendimento em diversas áreas da saúde. As salas individuais e climatizadas garantem segurança e comodidade aos pacientes.

3.2.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

O realismo fantástico da Biblioteca da Floresta