ContilNet Notícias

Presidiários transferidos comandaram atentados; ataques foram executados por ‘soldados’

Por Jorge Natal, da Contilnet

Atentados foram comandados por 15 integrantes de facções criminosas, diz Emylson

Atentados foram comandados por 15 integrantes de facções criminosas, diz Emylson/Foto: ContilNet

A onda de violência que tomou conta do estado nos últimos dias. Notadamente os ataques a veículos, prédios públicos e até unidades de segurança foram comandados por 15 integrantes de facções criminosas, que atuavam de dentro dos presídios acreanos. A execução e a supervisão, por sua vez, eram feitos por cinco “soldados do crime”, todos identificados e presos . A afirmação é do secretário de Segurança Pública, Emylson Farias, durante entrevista coletiva realizada na manhã desta quinta-feira (8).

Ainda na manhã de hoje, 15 detentos que estavam no presídio Antônio Amaro foram transferidos para unidades federais em Mossoró (RN) e Campo Grande (MS). Mais de 20 ocorrências de atentados foram registradas em todo o estado. “Com isso, podemos assegurar que as ações criminosas foram reduzidas em 50%”, declarou o secretário.

Ainda de acordo com Farias, os presos podem ficar até mais de um ano fora do estado, posto que seriam de ‘altíssima periculosidade’. “Quero agradecer a todos os apoiadores e o empenho do governo federal, inclusive cedendo um avião para podermos desarticular essas quadrilhas, que pretendiam levar pânico e terror à população acreana”, disse o secretário, que não descartou a transferência de mais presos.

Os ataques foram uma retaliação contra a morte dos envolvidos no assalto da Clínica Santa Lúcia. Emylson disse que as polícias Militar, Civil e Federal foram reforçadas, além disso, Exército e Força Nacional também ajudam no combate à violência. “Com isso mostramos que o estado democrático de direto jamais será refém de qualquer que seja o poder paralelo”, concluiu o secretário.

Sair da versão mobile