20 de abril de 2024

Oportunidade: projeto ‘Promotor por um Dia’ é lançado em Cruzeiro do Sul

Promotor por um dia 2436

Foto: Assessoria

Formar cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres. Essa é a proposta do projeto ‘Promotor por um Dia’, idealizado pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC). Desenvolvida, inicialmente, em Rio Branco, a iniciativa passou a ser realizada no interior do estado.

Depois de Sena Madureira, nesta terça-feira, 13, o projeto foi lançado em Cruzeiro do Sul, durante cerimônia no auditório da unidade ministerial da cidade, que esteve repleto de educadores, autoridades e membros e servidores da instituição. O evento contou, ainda, com a participação da banda de música do 61º Batalhão de Infantaria e Selva (BIS).

Em Cruzeiro do Sul, a escola que deve ser beneficiada ainda será definida. Na última edição do projeto, realizada em Rio Branco, participaram adolescentes com idade entre 13 e 15 anos, estudantes do 9º ano.

O promotor de Justiça Iverson Bueno, que atua em Cruzeiro do Sul, explica que essa iniciativa vai facilitar a compreensão das pessoas sobre a instituição. “Muitas pessoas nos procuram com demandas que não são de competência do Ministério Público; então, nós queremos começar pela base, fazendo com que os alunos compreendam o que faz o Ministério Público, levando cidadania para crianças e adolescentes”, acrescenta.

Ainda em Cruzeiro do Sul, foi apresentado o projeto ‘Musicalizando Pessoas com Amor’, que vai garantir aulas de música para crianças carentes de Cruzeiro do Sul, a partir de uma parceria entre o MPAC e o Exército Brasileiro.

“Será uma grande contribuição para a cidadania e, devido à sua relevância, iremos institucionalizar esse projeto e replicar nas demais unidades ministeriais”, afirma o procurador-geral de Justiça do Acre, Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto.

Também participaram da solenidade, o secretário-geral do MPAC, promotor de Justiça Celso Jerônimo de Souza; o presidente da Associação dos membros do Ministério Público do Acre (Ampac), promotor de Justiça Francisco Maia Guedes; o promotor Alekine Lopes; além dos representantes das secretarias Estadual e Municipal de Ensino.

O projeto

Promotor por um dia 2497Por meio do ‘Promotor por um dia’, estudantes de escolas públicas têm a oportunidade de conhecer o Ministério Público e suas atribuições. Eles acompanham de perto o dia a dia da instituição e a rotina de seus membros, fazem uma visita às instalações, participam de atividades e palestras sobre cidadania e, depois, são desafiados a escrever uma redação sobre o que viram e aprenderam. O vencedor recebe prêmio e também acompanha um promotor de Justiça por um dia, inclusive em audiências e júri.

“Nós realizamos o ‘Promotor por um Dia’ a partir de uma parceria com as escolas, e isso aproxima a instituição dos jovens. Esse projeto é uma aula de cidadania, em que nós tentamos construir junto com os jovens um alicerce para toda a vida”, destaca Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost