Acre será sede do X Fórum da Iniciativa MAP

Com o objetivo de debater os eventos climáticos extremos na região da fronteira Brasil/Peru/Bolívia, pesquisadores, segmentos sociais e governamentais se reunirão na Universidade Federal do Acre (Ufac), a partir da próxima segunda-feira (9), no X Fórum da Iniciativa MAP.

O MAP (Madre de Dios-Peru, Acre-Brasil e Pando-Bolívia), é fruto da articulação de diversos segmentos nos três países que tem como objetivo principal a colaboração para a construção de soluções conjuntas para os problemas comuns da região trinacional, onde os problemas socioeconômicos e ambientais comuns e a resolução dos mesmos passam, necessariamente, por soluções conjuntas aceitáveis para todos, independentemente de barreiras políticas, idiomáticas e culturais.

No dia 9, a partir das 19h, ocorre no Teatro Universitário da Ufac, a conferência de abertura com a presença dos governadores do Acre, Pando e Madre de Dios. A palestra inaugural será ministrada pelo senador Jorge Viana, que abordará o tema ‘eventos climáticos extremos e suas implicações para governança’.

Logo após, a ex-senadora Marina Silva palestrará sobre o novo contexto social, ambiental e econômico da Amazônia e as ações necessárias. Encerrando a programação do dia, ocorrerá uma apresentação de músicas do Peru, Brasil e Bolívia.

Criada em 1999 por pesquisadores de universidades, centros de pesquisas e agências de fomento existentes na região MAP, o fórum chega a sua décima edição em 2015.

Desde então, nove reuniões/fóruns de discussão foram realizados alternadamente em cada país e, nesse intervalo, a iniciativa MAP incorporou outros representantes (agricultores, extrativistas, indígenas e sindicatos) tornando-se um movimento mais social do que institucional. (Assessoria)

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Acre será sede do X Fórum da Iniciativa MAP