Um grupo de produtores rurais de Acrelândia procurou a reportagem da ContilNet na manhã desta sexta-feira (20) para denunciar o descaso do governo do Estado com os agricultores daquele município. Eles aproveitaram para reclamar que a tributação sobre a banana, principal produto da região, está em 17%, valor que eles consideram absurdo.
O produtor Nemézio Mendes afirma que a malha viária daquela região é totalmente incompatível com a atividade de produção e escoação dos produtos agrícolas.
“Nós precisamos de ramais que ofereçam condições de tráfego. A banana é o produto mais produzido em Acrelândia, mas mesmo assim há determinadas épocas do ano em que é impossível escoar a produção”, desabafa.
Outro produtor rural de Acrelândia, Clemente Ramos, afirma que quando chove quase sempre a produção inteira se perde. “Não tem mais como tirar lá de dentro então perdemos tudo”, disse.
Nemézio também se queixa da alta tributação sobre o preço da banana e diz que faltam incentivos aos produtores.
“Essa tributação é absurda para o produtor rural, sem contar que mesmo pagando impostos caros não recebemos nenhuma ajuda, em alguns casos nós temos feito o papel do Estado, pois temos que comprar diesel para abastecer as máquinas para fazer uma breve recuperação do ramais”, disse.
Os produtores esperam conseguir apoio dos parlamentares federais. “Queremos que se eles entendam nossa situação e destinem emendas para a recuperação dos ramais e assim o homem do campo se mantenha onde está sem precisar vir para a cidade enfrentar desemprego”, concluiu Nemézio.