ContilNet Notícias

Ao som de Os Descordantes, Naylor George lança livro “Outras Partes do Nada”

Por Jorge Natal, da contilnet

naylolivro

O livro “As outras partes do nada” é a sexta obra literária de Naylor, que é também historiador e ator/Foto: Charlton Lopes/ContilNet

Um caldeirão cultural marcou o lançamento do livro do jornalista e poeta Naylor George. O evento, que aconteceu na manhã de hoje (04), na Livraria Paim, contou com a presença de vários artistas, dos mais variados setores. “É uma honra está aqui”, disse o músico e poeta Crescêncio Santana.

Também figuram entre os participantes os multiculturais Dalmir Ferreira, Danilo de S´acre, Tião Maia, Clenllson Batista, Dote Gomes, Caetano da Luz, Ademar Galvão, Rivas Plata, Eneilson Amorim, Manoel Paim, Francisco Dandão, entre outros. Tudo sob a animação da banda Os Descordantes, cujo um dos integrantes é o filho do homenageado, o jornalista George Naylor.

O livro “As outras partes do nada” é a sexta obra literária do autor, que é também historiador e ator. Naylor nasceu no Seringal Iracema, às margens do rio Acre, em 12 de março de 1956, filho dos seringueiros Mizael Montizuma e Raimunda Pires. Ainda garoto veio com a família para Rio Branco.

O empresário Manoel Paim dança com sua esposa durante lançamento do livro/Foto: Charlton Lopes/ContilNet

Naylor George Pires é membro de tradicional família com histórico de muito envolvimento com a educação e cultura no Acre. É primo dos irmãos Montizuma e do músico João Donato, artista de renome nacional. Morou no Bairro Quinze durante toda a juventude. Foi nesta região de Rio Branco, imortalizada com sua obra “A Décima Quinta Lembrança”, que Naylor iniciou seu frenesi cultural.

Naylor participou ativamente dos movimentos artísticos iniciados no Acre ainda na década de 1970, enquanto cursava História pela Ufac. Depois de formado, além de professor, tornou-se escritor e poeta, com senso crítica aguçado.

O poeta e escritor Naylor George cursor ainda Formação Jornalística e Metodologia de Pesquisa Literária, na Ufac. Representou o Acre no Encontro Norte-Nordeste de Escritores, realizado em Manaus-AM, pela União Brasileira de Escritores do Amazonas e também participou de vários cursos de extensão e seminários, desde a época de universitário.

Amigos de Naylor prestigiam lançamento do seu livro/Foto: Charlton Lopes/ContilNet

Atualmente Naylor George é membro da Academia Acreana de Letras e sua estreia no mundo da escrita aconteceu em 1981, quando lançou “Veredas Mundanas”. No ano seguinte representou o Acre em Osasco – SP, com a peça teatral “Os filhos da Mata”. Torna-se responsável pela coluna “Reflexo Cultural”, no jornal acreano “O jornal” e segue participando do teatro, como ator e diretor da peça “A grilagem do cabeça”. Inicia no rádio com os programas “Coisas Nossas” e “Comunicação Artesanal”, na rádio Novo Andirá.

“As outras partes do nada” é uma aquarela de fragmentos da realidade recortados, segundo definição do próprio Naylor e de seu amigo Dalmir Ferreira, artista plástico e igualmente ativista cultural. O autor é pai do jornalista e músico George Naylor e do advogado Tayguara. Para o lançamento de seu livro, amanhã, a Academia Acreana de Letras se encarregou de convidar autoridades e ativistas culturais de todas as matizes.

Sair da versão mobile