Chuva forte prejudica ponte no Ramal do Panorama

ponechuva

Ponte sobre o Igarapé Redenção sofreu desterramento/Foto: Ascom PMRB

As fortes chuvas que caíram nas últimas doze horas levaram prejuízos a vários pontos de Rio Branco, inclusive na zona rural. Choveu nesse período o esperado para quinze dias.  No Ramal do Panorama, por exemplo, a ponte sobre o Igarapé Redenção sofreu desterramento nas duas cabeceiras, prejudicando o trabalho de restauração que a Prefeitura havia iniciado em parceria com a comunidade. O desvio que havia sido feito para garantir o tráfego enquanto a ponte era restaurada foi rompido com a elevação súbita do nível das águas do igarapé.

Para conferir de perto e prestar solidariedade aos moradores do Ramal Panorama, o prefeito Marcus Alexandre foi até o Redenção para avaliar ações que atendam a comunidade.  O secretário Municipal de Agricultura e Floresta, Mário Jorge Fadell, e assessores da Prefeitura de Rio Branco, acompanharam o prefeito. Lideranças comunitárias, como dona Lucy Almeida, presidente da Associação de Produtores do Ramal da Jacira, agradeceram o esforço do prefeito em prestar a melhor assistência aos ribeirinhos.

Técnicos das Secretarias de Obras Públicas (SEOP), Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (EMURB) e da SAFRA permanecem no local com máquinas pesadas para realizar o serviço. Vários moradores colaboram com a restauração da ponte. Considerado hoje um dos principais polos de piscicultura do Acre, o Ramal do Panorama vive, há anos, tempos de crescimento econômico e social.

O Panorama liga a Estrada do São Francisco ao Rio Acre.  Além de reformada, a ponte está sendo ampliada em pelo menos três metros, de modo que seja elevada e não seja mais facilmente afetada por uma possível cheia. A ponte divide o ramal em duas comunidades produtivas representadas por duas associações de moradores. Da Estrada do São Francisco até o Redenção vivem famílias que há dez anos cada vez mais se especializam na criação de peixe. Da ponte até o Rio Acre moram produtores de hortaliças e frutas e seus subprodutos, como farinha de macaxeira, goma, bolo, tapioca e outros e utilizam a mecanização de terra como prática sustentável. Uma das frutas que mais são cultivadas, o cajá, vem também ampliando sua participação na composição da renda dos produtores.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Chuva forte prejudica ponte no Ramal do Panorama