20 de abril de 2024

Dicas de lazer, cultura e muito mais! Confira!

Oficinas de música para surdos

O Grupo Tambor de Fulô traz para Rio Branco o projeto “Som da Pele – Uma Experiência Musical que Ultrapassa os Limites do Som”. O trabalho é realizado pelo percussionista Griô Irton Silva, que faz um trabalho de percussão com surdos. As oficinas acontecerão de 9 a 12 de novembro, no período da manhã ou tarde.

Materia Central

As atividades serão encerradas com apresentações nos dias 13, às 9h no Centro Cultural Thaumaturgo, às 15h na Escola Luiz de Carvalho Fontenelle e no dia 14, às 18h na Praça da Biblioteca Pública.

A ideia é ensinar música para os surdos através de dinâmicas, promovendo acima de tudo inclusão e integração social. A prática musical ajuda a desenvolver a coordenação motora, a percepção, estimula do raciocínio e a memória.

O projeto, que acontece em parceria com a Associação de Surdos do Acre (ASSACRE) foi aprovado no Fundo Municipal de Cultura (FGB) da Prefeitura de Rio Branco. Informações pelo e-mail: [email protected]

Materia Central1

 

Eduardo Carneiro e Francisco Pinheiro lançam suas obras no anfiteatro Garibaldi

Brasil, dia 9, às 18h

A Universidade Federal do Acre (Ufac) será palco do lançamento de dois livros na próxima segunda-feira, 9. As obras “A epopeia do Acre e a manipulação da história no “Movimento Autonomista e no governo da Frente Popular” e “Devoções populares: lutas “Resistências e fé na Amazônia — Acre”, ambas as produções de professores do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), serão apresentadas pelos respectivos autores no Anfiteatro Garibaldi Brasil, a partir das 18h.

Apesar de apresentarem temáticas específicas distintas, as obras se aproximam ao pôr em foco a história do Acre. Uma pelo viés político, enquanto a outra pelo religioso. De autoria do professor Eduardo Carneiro, “A epopeia do Acre e a manipulação da história no Movimento Autonomista e no governo da Frente Popular” trata do processo histórico que resultou na nacionalização do território que hoje compreende o Estado do Acre. A partir de jornais e documentos oficiais da época, o autor relaciona os discursos de lideranças do Movimento Autonomista com discursos do governo da Frente Popular.

 

História da fé

Voltado, por sua vez, à investigação devocional de fiéis do vale do rio Acre e Purus, o primeiro livro do professor Francisco Pinheiro, intitulado “Devoções populares: lutas, resistências e fé na Amazônia — Acre” debruça-se sobre relatos de fé e graças alcançadas a partir da intercessão dos chamados santos populares, homens e mulheres a quem, mesmo sem o reconhecimento oficial do Vaticano, são atribuídos milagres.

Fruto do primeiro estágio do pós-doutorado de Pinheiro pela Pontífice Universidade Católica de São Paulo (PUC- SP), o livro discute a reinvenção do catolicismo popular na floresta. “Ao longo da colonização no Acre, os nordestinos conseguiram ressignificar a fé e a devoção oriunda de sua região de origem nas florestas acrianas. Uma mutação que é riquíssima e que precisa, cada vez mais, ser discutida”, explica Pinheiro.

 

Tambor de Fulô

Surgido da iniciativa da percussionista e pesquisadora da cultura popular Marilua Azevedo, que iniciou em março de 2013 um projeto de oficinas de percussão abertas à comunidade, o Grupo Tambor de Fulô e Seus Cravos logo demonstrou o potencial para seu desdobramento em uma série de ações de significativa relevância no panorama sociocultural acreano.

O Grupo conta com 10 integrantes permanentes mantendo sempre o seu trabalho em sensibilizar através da música e das danças populares através de ensaios abertos nas comunidades e praças. O grupo já realizou mais de 60 apresentações públicas, mobilizando cerca de 5.000 espectadores e firmando-se como uma importante iniciativa cultural do Estado de Acre.

 

Ufac sedia 1º Colóquio de Visibilidade Feminista

O Coletivo de Ativismo Feminista Odara, em parceria com o Núcleo de Estudos de Gênero na Amazônia (Nega) da Universidade Federal do Acre (Ufac),  realiza de 3 a 6 de novembro o 1º Colóquio de Visibilidade Feminista: quebrando tabus no século 21, com o objetivo de promover a igualdade de gênero.

Materia2 Eduardo + Francisco

O evento ocorre no campus da Ufac, com intensa programação que inclui palestras, mesas-redondas, minicursos, apresentação de trabalhos, atividades culturais e exposição fotográfica.

A ativista Carina Cordeiro explica que o movimento feminista foi responsável por profundas transformações sociais, culturais e políticas na sociedade ocidental desde o seu fortalecimento no século 19, tirando a mulher de um papel subalterno que ocupou por muito tempo na história.

“Mesmo com significativos avanços, o machismo ainda está enraizado em ações consideradas normais do cotidiano, onde mulheres e pessoas transgêneras  são oprimidas e estão tendo seus direitos roubados”, destacou Carina.

Para o encerramento, está programado um sarau musical com bandas como Aguadeiro, Psicofloral, Raul Experiência, Tambor de Fulô, Vanessa Napiame e Mara Santos e Samarah Kalibre 12.

Materia2 Eduardo + Francisco1

 

Filme e cultura

A Tenny Vídeo Center, localizado no bairro Bosque logo após a clínica especializada em reabilitação (CER), é uma ótima opção para quem prefere ficar em casa principalmente em dias de chuvas. Dispõe de um acervo rico em todos os gêneros e atendimento da melhor qualidade. Vá lá e escolha o gênero de sua preferência ou peça pelo telefone (68) 3224-7371.

A Livraria Paim, na Rio Grande do Sul próximo ao Sebrae, é outro ambiente cultural que dispõe de várias opções de leitura e entretenimento. Oferece aos visitantes espaços para leitura de jornais, revistas, folders informativos e o bom bate papo com amigos que estão sempre por lá. Vá e confira as diversas opções ou ligue para o número (68) 3224-3432 para mais informações.

*

#ConfraAcreFlanáticos#

E você flamenguista de carteirinha já pode ir se articulando para participar da 1ª edição da festa denominada ConfraAcreFlanáticos que será realizado em parceria com o Inbox Pub no dia 12 de dezembro. Várias atrações estão sendo incrementadas como o serviço de Open Bar com água, refrigerante, cerveja gelada, espetinho e frios para degustação, samba e pagode por conta do grupo musical Samba Brothers e o sertanejo universitário pelas duplas Pablo & Vinícius e Iana & Rafael.

Os primeiros lotes de ingresso já estão sendo vendidos ao preço de 30 reais homens e 15 reais mulheres. Compre o seu antecipado e garanta o seu lugar nesse evento que promete muita alegria e o encontro de muitos flamenguistas ou ligue para 68-9941-1536.

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost